Nova Ordem (New Order), longa-metragem dirigido pelo mexicano Michel Franco, vencedor do Grande Prêmio do júri em Veneza, abre a 44ª Mostra no dia 22 de outubro, quinta-feira, às 19h30, no Belas Artes Drive-In, com apresentação virtual de Renata de Almeida e Serginho Groisman. O público terá acesso à cerimônia pela plataforma Mostra Play e, a partir das 00h01 do dia 23, o título também poderá ser visto online.

“Nova Ordem”

A seleção de filmes deste ano soma 198 títulos, vindos de 71 países, que serão apresentados nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial.

Além das exibições em streaming, a 44ª Mostra terá sessões no Belas Artes Drive-in (Memorial da América Latina) e Cinesesc Drive-in (unidade Sesc Parque Dom Pedro II). As plataformas Spcine Play e Sesc Digital darão acesso gratuito a 30 títulos.

Entre os confirmados na seleção está o vencedor do Urso de Ouro em Berlim, Não Há Mal Algum (There is no Evil), dirigido pelo iraniano Mohammad Rasoulof.

“Não Há Mal Algum”

Dois títulos do artista Ai Weiwei serão exibidos no evento: o documentário Coronation, que retrata o confinamento em Wuhan durante o início do surto de covid-19, e o longa Vivos.

Terão apresentação especial nesta 44ª edição da Mostra os curtas Escondida (Hidden), de Jafar Panahi, Uma Noite na Ópera (A Night at the Opera), de Sergei Loznitsa e A Visita (Visit), do diretor Jia Zhangke, autor do pôster do ano e diretor do longa Nadando Até o Mar Se Tornar Azul, confirmado no evento.

Homenagem póstuma ao diretor brasileiro Fernando Coni Campos (1933- 1988) terá a exibição dos longas Viagem ao Fim do Mundo (1968), Ladrões de Cinema (1977) e O Mágico e o Delegado (1983).

Ladrões de Cinema (1977)

Nesta 44ª edição, o Prêmio Humanidade será entregue aos funcionários da Cinemateca Brasileira e também ao conceituado documentarista americano Frederick Wiseman; a Mostra também exibe o filme mais recente do diretor, City Hall.

A produtora Sara Silveira, que integra o júri da Mostra, será homenageada pelo evento com o Prêmio Leon Cakoff.

Além de Sara Silveira, completam o júri da Mostra o diretor de teatro e cinema Felipe Hirsch, e a montadora Cristina Amaral.

A quarta edição do Fórum Mostra, que promove encontros e debates de cinema, literatura e assuntos contemporâneos da cultura será realizado virtualmente nos dias 28, 29 e 30 de outubro.

A Mostra

Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ocorrerá majoritariamente de forma virtual, de 22 de outubro a 4 de novembro, por meio de uma plataforma exclusiva, a MOSTRA PLAY. Para garantir a qualidade da transmissão das melhores e mais recentes produções cinematográficas do mundo, a Mostra trabalhará com as empresas FESTIVAL SCOPE e SHIFT72, que se uniram na pandemia e foram responsáveis pelas edições online dos festivais de TORONTO e TRIBECA e pelo MERCADO de CANNES.

Todos os filmes desta edição do evento poderão ser acessados pelo site da Mostra, que irá direcionar para as plataformas. Os títulos disponibilizados na MOSTRA PLAY custarão R$ 6,00 por visualização. Este ano, dada as diferentes formas de exibição e ao valor reduzido dos ingressos, a Mostra não oferecerá pacotes e haverá número limitado de visualizações por filme.

Também ocorrerão sessões no Belas Artes Drive-in e no Cinesesc Drive-in (na unidade Sesc Parque Dom Pedro II). A programação dos filmes que serão exibidos nesses espaços foi realizada em parceria com os dois cines drive-in a partir de filmes da seleção da Mostra.

Tendo em vista que, este ano, a Mostra não trará seus convidados para São Paulo, a presença dos diretores e profissionais da área se dará por meio de vídeos enviados previamente, entrevistas especiais gravadas e lives.

Todos os anos a Mostra Internacional de Cinema convida um artista ou cineasta para fazer o pôster do ano. Edições passadas foram representadas pelos trabalhos de Ai Weiwei, Andrei Tarkóvski, Martin Scorsese, Isabella Rossellini, Nina Pandolfo, Os Gêmeos, entre outros.

Esta 44ª edição terá a arte do pôster assinada pelo cultuado diretor chinês Jia Zhangke, que terá seus mais recentes trabalhos – o curta “A Visita” e o longa “Nadando até o Mar Se Tornar Azul”, na programação do evento. O filme (exibido no último Festival de Berlim) foi rodado na província natal do diretor em maio de 2019. No longa, importantes escritores e acadêmicos chineses se reúnem em um vilarejo para um evento literário que dá início a uma narrativa em 18 capítulos que abrange a história da sociedade chinesa desde 1949.

“Nadando até o Mar Se Tornar Azul”

O curta foi filmado com um celular durante a pandemia do novo coronavírus e retrata um encontro de trabalho permeado por protocolos sanitários.

Jia Zhangke é um dos mais importantes cineastas em atividade. É autor de longas como O Mundo (2004), que recebeu o Prêmio da Crítica na 29ª Mostra, Em Busca da Vida (2006), vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, Um Toque de Pecado (2013) e Amor Até as Cinzas (2018), todos exibidos na Mostra. Na 31ª Mostra, em 2007, Jia Zhangke esteve em São Paulo apresentando uma retrospectiva de sua obra.

A 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo conta com uma grande
variedade de filmes dos mais diversos países. Estão confirmadas produções da Alemanha, África do Sul, Argentina, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Belarus, Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegovina, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Canadá, Catar, Chile, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Dinamarca, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irã, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Kosovo, Lesoto, Letônia, Líbano, Macedônia do Norte, Mali, Marrocos, México, Mongólia, Nigéria, Noruega, Palestina, Panamá, Paquistão, Polônia, Portugal, Quirguistão, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Ruanda, Rússia, Sérvia, Síria, Sudão, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia, Ucrânia, Uruguai, somando 71 países que produziram e/ou coproduziram os filmes da seleção.

Vencedor do Leão de Prata e do Leoncino d’Oro Agiscuola do Festival de Veneza e exibido nos festivais de San Sebastián e de Toronto, o thriller mexicano Nova Ordem (New Order) inaugura a 44a edição da Mostra.

Ambientado em uma Cidade do México que ferve com protestos, em que uma revolta inesperada abre caminho para um violento golpe de Estado, Nova Ordem mostra um casamento luxuoso da classe alta que dá errado. Visto pelos olhos de Marianne, a jovem e simpática noiva, e dos criados que trabalham para –e contra–sua família rica, o filme traça o colapso de um sistema político enquanto uma substituição mais angustiante surge em seu rastro.

O longa é dirigido por Michel Franco, que tem uma filmografia composta de obras como Daniel & Ana (2009, exibido na 33ª Mostra), Depois de Lúcia (2012), vencedor da seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes, e As Filhas de Abril (2017, 41ª Mostra), vencedor do Prêmio Especial do Júri da seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

Na seleção desta 44ª Mostra, estão filmes premiados e exibidos em Festivais
internacionais, além de títulos inéditos como Kubrick por Kubrick (Kubrick by Kubrick), de Gregory Monro, exibido em Tribeca, O Ano da Morte de Ricardo Reis, de João Botelho, baseado no livro homônimo de José Saramago, Berlim Alexanderplatz, de Burhan Qurbani, da seleção de Berlim, Araña, do chileno Andrés Wood, apresentado em San Sebastián e Toronto, Vencidos da Vida, de Rodrigo Areias, O Paraíso da Serpente (El Paraiso de La Serpiente), de Bernardo Arellano, Ordem Moral, de Mário Barroso.

NOSSA SENHORA DO NILO / OUR LADY OF THE NILE, de Atiq Rahimi (FRANÇA, BÉLGICA, RUANDA)

Do Festival de Veneza, a Mostra exibe filmes como o documentário Sportin’ Life, de Abel Ferrara, também diretor de Sibéria, apresentado em Berlim, City Hall, de Frederick Wiseman -diretor que recebe o Prêmio Humanidade-, Entre Mortes (In Between Dying), de Hilal Baydarov, A Herdade, de Tiago Guedes, além dos premiados Crianças do Sol (Sun Children), de Majid Majidi, Miss Marx, de Susanna Nicchiarelli, Gênero, Pan (Lahi, Hayop), de Lav Diaz, Zanka Contact, de Ismaël El Iraki, e o documentário Notturno, de Gianfranco Rosi.

Também ganham sessão filmes que fizeram parte da seleção oficial do Festival de Cannes (cancelado em razão da pandemia de Covid-19), como Fevereiro (February), de Kamen Kalev, Nadia, Borboleta (Nadia, Butterfly), de Pascal Plante, Josep, de Aurélien Froment, Dezesseis Primaveras (Spring Blossom), de Suzanne Lindon, Suor (Sweat), de Magnus von Horn, Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria, Mães de Verdade (True Mothers), de Naomi Kawase, A Morte do Cinema e do Meu Pai Também (The Death of Cinema and My Father Too), de Dani Rosenberg, Caminhando Contra o Vento (Striding into the Wind), de Wei Shujun, e Ao Entardecer (In the Dusk), de Sharunas Bartas.

De Berlim, integram a programação da Mostra os premiados Não Há Mal Algum (There Is No Evil), de Mohammad Rasoulof, Fábulas Ruins (Bad Tales), de Fabio e Damiano D’Innocenzo, Sem Ressentimentos (No Hard Feelings), de Faraz Shariat, Malmkrog, de Cristi Puiu, Pai (Otac/Father), de Srdan Golubović, Dias (Rizi), de Tsai Ming-Liang, Welcome To Chechnya, de David France, Mamãe, Mamãe, Mamãe (Mamá, Mamá, Mamá), de Sol Berruezo Pichon-Rivière, O Problema de Nascer (The Trouble With Being Born), de Sandra Wollner, Desenterrar (Digger), de Georgis Grigorakis, O Século 20 (The Twentieth Century), de Matthew Rankin.

Além disso, a Mostra também conta com títulos que foram exibidos no Festival de Berlim, entre eles Lua Vermelha (Red Moon Tide), de Lois Patiño, Animais Nus (Naked Animals), de Melanie Waelde, Minha Jovem Irmã (My Little Sister), de Stéphanie Chuat e Véronique Reymond, e Dau Degeneration, de Ilya Khrzhanovskiy e Ilya Permyakov e Dau Natasha, de Ilya Khrzhanovskiy e Jkaterina Oertel, projeto de Ilya Khrzhanovskiy que simula o sistema soviético, combinando cinema, ciência, performance, espiritualidade, experimentação social e artística, literatura e
arquitetura para falar do uso totalitário do poder.

Dentre os 198 títulos da seleção, cerca de 25% contam com mulheres assinando a direção, entre eles Gato na Parede (Cat In the Wall), de Vesela Kazakova e Mina Mileva, Impedimento em Cartum (Khartoum Offside), de Marwa Zein, A Arte de Derrubar (The Art of Fallism), de Aslaug Aarsæther e Gunnbjörg Gunnarsdóttir, Rebeldes de Verão (Summer Rebels), de Martina Saková, e Irmãs Separadas (Sisters Apart), de Daphne Charizani.

Mais de 30 títulos brasileiros integram a seleção da Mostra Brasil. Os longas estão divididos nas seções Apresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. As produções brasileiras desta 44ª edição são inéditas, com exceção dos filmes que prestam tributo, como os dirigidos por Fernando Coni Campos, que ganha homenagem póstuma.

O documentário Coronation, do artista Ai Weiwei, que retrata o confinamento em Wuhan, na China, durante o início do surto de Covid-19 no começo do ano, será exibido durante o evento. Ai Weiwei apresenta um segundo filme na Mostra: o longa Vivos, sobre um grupo de estudantes mexicanos que foram brutalmente atacados por forças policiais e outros agressores mascarados.

“Coronation”

Também ganha sessão especial o curta Escondida (Hidden), do iraniano Jafar Panahi, que segue o cineasta, sua filha e seu amigo a uma remota vila curda para visitar uma cantora sobrenaturalmente talentosa, que é proibida de se apresentar publicamente.

Outro curta que integra a programação é Uma Noite na Ópera, do renomado diretor ucraniano Sergei Loznitsa. Baseado em imagens de arquivo dos anos 1950 e 1960, o filme revisita as noites de gala na Ópera de Paris.

“Uma Noite na Ópera”

E Jia Zhangke, que apresenta seu longa Nadando até o Mar Se Tornar Azul, nos brinda também com o seu mais recente trabalho, o curta A Visita (Visit), gravado com o celular. O filme retrata uma reunião entre dois parceiros de trabalho que acaba revelando os rígidos protocolos de cuidados impostos pela epidemia do novo coronavírus.

A 44a Mostra conta com uma seleção de cerca de 25 títulos produzidos ou
coproduzidos por outros países latino-americanos, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Cuba e Uruguai, entre os quais alguns que participaram e foram premiados em festivais internacionais, como Nem Herói, nem Traidor, de Nicolás Savignone, Piedra Sola, de Alejandro Telémaco Tarraf, Chico Ventana Também Queria Ter um Submarino, de Alex Piperno, Uma Máquina para Habitar, de Yoni Goldstein, Entre Cão e Lobo, de Irene Gutiérrez, Entre Mortes, de Hilal Baydarov, e Panquiaco, de Ana Elena Tejera.

Mulher Oceano, de Djin Sganzerla (BRASIL, JAPÃO)

A lista completa das obras selecionadas pode ser vista AQUI.

44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Cerimônia de Abertura: Dia 22 de outubro, quinta-feira, às 19h30 Para ver os filmes da seleção da 44ª Mostra, o espectador deve entrar no site www.mostra.org

No site ele encontra as plataformas Mostra Play, Sesc Digital e Spcine Play onde poderá realizar o seu cadastro. A lista com os títulos da seleção estará disponível a partir de 10 de outubro, mas os ingressos só podem ser adquiridos a partir da 00:01 do dia 22 e os filmes visualizados a partir das 20h dessa mesma data, abertura do evento. Após a aquisição dos ingressos, o espectador cria sua biblioteca e terá três dias para assistir aos títulos escolhidos e 24 horas a partir do acesso a cada um.

OBSERVAÇÕES

(1 ) Alguns títulos só estarão disponíveis por 24 horas, caso do longa de abertura, Nova Ordem. Outros só entrarão na plataforma na segunda semana do evento, a pedido dos respectivos produtores.

(2) Os filmes da seleção só poderão ser vistos até as 23h59 do dia 04.

BELAS ARTES DRIVE-IN
Memorial da América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru s/no. – Portão 2 . Valores de Ingresso: R$60,00 para carro com até 4 pessoas
Capacidade: 100 carros
Horários e Classificação indicativa: consulte a programação.
Valores de Ingresso: R$65,00 para carro com até 4 pessoas

CINESESC DRIVE-IN | Sesc Parque Dom Pedro II
Unidade Sesc Parque Dom Pedro II – Praça São Vito s/n | Centro
Valores de Ingresso: R$40,00 para carro com até 4 pessoas
Capacidade: 30 carros
Horários e Classificação indicativa: consulte a programação.

Mais informações e a programação completa nos links abaixo:

SITE OFICIAL DA MOSTRA

Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Facebook: https://www.facebook.com/mostrasp/
Youtube: https://www.youtube.com/user/mostrasp

(Carta Campinas com informações de divulgação)