Como parte do curso “Os Construtores de Universos Cinematográficos”, o Cine Rabeca Online encerra mais um ciclo na quinta-feira, dia 11 de junho, às 20h, com a celebração do Universo Cinematográfico de uma das maiores forças do cinema independente norte-americano, Jim Jarmusch.

“Daunbailó”, de Jim Jarmusch

Autor de filmes cultuados como Daunbailó, Trem Mistério, Uma Noite Sobre a Terra, Amantes Eternos e Paterson, Jarmusch é uma espécie de forasteiro perene. Aos 15 anos seu cabelo ficou grisalho, o que levou o amigo e colaborador Tom Waits a observar “Ele foi sempre um imigrante neste mundo, desde a adolescência”. Um estrangeiro benigno e fascinado, que levou esse olhar para filmes tão maravilhosos.

Claro, esta é uma porta de entrada para a obra de Jarmusch, mas existem outras, como por exemplo, a coerência e a discrição narrativa. Fato é que o cineasta nunca investiu em “tema grandioso” e não desenvolve um entrecho espetacular. A narrativa é sempre episódica, distensionada, acumulando tempos mortos.

De acordo com Hamilton Rosa Jr., Jarmusch mostra os EUA que Hollywood evita abordar. “A opção de Jarmusch é  por um acentuado esvaziamento do drama, por uma tentativa de expressar na própria dramaturgia rarefeita o desalento dos mais genuínos americanos, aqueles que continuam errantes e prosseguem caminhando, apesar dos sonhos não terem dado certo.”

Nas mãos de outro diretor isso seria material para um agudo melodrama, mas Jarmusch faz seus personagens rirem do fracasso. Não por que eles aceitam a condição, mas porque a vida os empurra para cantos que nem sempre se consegue prever. As pistas de quem são os protagonistas e de como pensam, são dadas em momentos prosaicos, no tomar uma cerveja, no fumar um cigarro, nas pequenas conversas.

O encanto em Jarmusch vem justamente de sua sutileza e discrição, da capacidade de encontrar o poético no prosaico. “Enfim, são várias portas de entrada para uma obra rica de significados e, na aula, vamos procurar o acesso por algumas delas”, finaliza o professor.

Jim Jarmusch;
11 de junho
Quinta
às 20
R$ 30,00
Duração: 2 horas
Online
Pelo aplicativo Zoom
Inscrições e informações pelo celular 19 997206186 com Kha Machado.

(Carta Campinas com informações de divulgação)