Luiz Gama (Biblioteca da ECA-USP)

A série “Ideias”, promovidas pelo Sesc São Paulo, que integra a programação do #EmCasacomSesc, acontece diariamente, às 16h, e traz para o público debates sobre as principais questões que fazem parte da agenda sociocultural e educativa atual.

A programação desta semana discute temas como o protagonismo negro, cuidados com os idosos e os caminhos possíveis da cultura em tempos de pandemia.

O projeto, por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), incentiva o debate e a reflexão no contexto desafiador do presente. Em uma conferência virtual, o público pode interagir com debatedores e mediador por meio de perguntas e comentários. Um diálogo entre articuladores sociais ativos, como gestores, pesquisadores, pensadores, atores, médicos e profissionais de outros setores.

DIA 18, segunda-feira

ASPECTOS PSICOLÓGICOS E CULTURAIS DO ENVELHECER – Como a situação da Pandemia do Covid-19 afeta os idosos e seus contextos de vida

O SescTV realiza, nos dias 18 e 25/5, bate-papos relacionados ao processo de envelhecimento, mediados pela jornalista Beltrina Corte. No primeiro encontro, em 18/5, o psicanalista Jorge Forbes e os diretores Cláudia Erthal e Paulo Markun conversam a respeito dos aspectos psicológicos e culturais do envelhecer, e sobre como a pandemia causada pela Covid-19 afeta a vida dos idosos.

Participantes: Jorge Forbes – Psicanalista, Claudia Erthal e Paulo Markun – Diretores da Série Envelhecer do SESCTV

Mediação: Beltrina Corte – Professora da PUC/SP. Coordenadora do Núcleo de longevidade, envelhecimento e comunicação.

DIA 19, terça-feira

Luiz Gama jornalista e o Protagonismo Negro

Neste debate, o protagonismo de homens e mulheres negras, raramente mencionado na história do Brasil é representado pela figura de Luiz Gama, ex-escravo, autodidata, jornalista e escritor.

Participantes:

Ligia Ferreira – pesquisadora, professora da Unifesp e autora de “Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro” (Edições Sesc)

Petrônio Domingues – Doutor em história, professor da UFS e autor de “Protagonismo negro em São Paulo” (Edições Sesc)

Mediação: Dulci Lima – pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Dia 20, quarta-feira

REVISTA VIVA: O papel dos Cuidadores formais e informais de idosos em tempos de pandemia

Em uma live com Naira Dutra Lemos, debateremos seu artigo publicado na Revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento nº 72, que trata sobre idosos que cuidam de idosos, sujeitos de direitos por vezes tão ou mais vulneráveis quanto aqueles de quem cuidam, e seu papel em tempos de pandemia.

Participante:

Naira Dutra Lemos – assistente social, professora afiliada da disciplina de Geriatria e Gerontologia da Unifesp, doutora em Ciências pela Unifesp, coordenadora da residência multiprofissional do Envelhecimento da Unifesp, do Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso e do Ambulatório para Cuidadores (DIGG/Unifesp).

Mediação: Danilo Cymrot, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Dia 21, quinta-feira

Ética e cultura no contexto de pandemia

O encontro propõe a discussão sobre a relação entre a ética e a cultura com vistas às implicações provocadas pelo Covid-19, buscando refletir sobre o contexto pós pandemia. Os palestrantes trazem questões sobre as dinâmicas de desigualdade, de poder e de controle que condicionam os direitos, a liberdade e a autonomia dos indivíduos e das instituições a partir desse atual contexto de desenvolvimento da diversidade na rede.

Participantes:

Antônio Valverde – Doutor em filosofia. É professor titular do Departamento de Filosofia da PUC-SP, pesquisador de Ética e Filosofia Política – moderna e contemporânea -, coeditor da Revista de Filosofia Aurora. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC-SP. Coordenador dos grupos de pesquisa “Renascimento: Ética, Política, Religião” e “Filosofia Política Contemporânea”.

Terezinha Rios – Doutora em educação (USP). Professora no Departamento de Teologia e Ciência da Religião na PUC-São Paulo. Autora de livros como “ Ética e Competência, Compreender e ensinar – por uma docência da melhor qualidade” (Cortez Editora) e “Filosofia na escola – o prazer da reflexão”  e colunista da revista Nova Escola – Gestão Escolar, na seção “Ética na escola”.

Mediação: Fernando Almeida – Filósofo e pedagogo, com doutorado em Filosofia da educação pela PUC-SP e pós-doutorado na área da Tecnologias da Educação, pelo CNPq/CNRS, em Lyon-FR. Foi secretário da Educação do município de São Paulo, vice-reitor da PUC-SP. Atualmente é professor titular do curso de pós-graduação em educação: currículo, na PUC-SP.

Toda programação dos debates virtuais pode ser acompanhada no canal do Sesc São Paulo no Youtube. (Carta Campinas com informações de divulgação)