Em razão da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social, conteúdos exclusivos da programação dos Centros Culturais Banco do Brasil – BH, DF, RJ e SP continuam sendo oferecidos e divulgados em seus perfis nas redes sociais. Visitas virtuais pelo prédio e exposições, catálogos digitais, detalhes e curiosidades sobre os projetos podem ser conferidos na tela do seu computador ou celular.  

Cena do filme 8 1/2, de Federico Fellini

Confira os links para ter o #CCBBemCasa:

Passeio virtual aos CCBBs no Google Arts & Culture:

https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-sao-paulo

https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio

https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-bh

https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-brasilia

EXPOSIÇÕES:

Egito Antigo: do cotidiano à eternidade

Exposição inédita sobre o Egito Antigo, considerada uma das mais importantes civilizações da história da humanidade. Por meio de um amplo panorama sobre o cotidiano, a religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade, a seleção de obras para o CCBB reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo. Curadoria de Paolo Marini e Pieter Tjabbes.

Tour Virtual

Uma visita virtual completa pela exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”, com narração do curador Pieter Tjabbes.

https://www.bb.com.br/cultura

Catálogo digital

Material oficial da exposição, onde é possível entender de forma aprofundada os aspectos da civilização egípcia apresentados na exposição e como eles se relacionam.

https://drive.google.com/file/d/10coTrV0_-UiffUoGUPSc1uYwhYLZlWKW/view

Webinares com Pieter Tjabbes, curador da exposição

Formado em História da Arte, Tjabbes conduziu webinares inéditos abertos ao público em que explica em um os aspectos de montagem da mostra, curiosidades dos bastidores e elenca os destaques entre as 140 obras vindas diretamente do Museo Egizio de Turim, na Itália – segundo maior em acervo de cultura egípcia do mundo, e em outro ministrou aula especial sobre a vida dos faraós na civilização egípcia.

Egito Antigo: https://youtu.be/OoYyeR12LTk

Os faraós na civilização egípcia: https://youtu.be/fy6pFxUtqak

Exposições em libras, com audioguia e audiodescrição no Musea

Tendo a integração de todos os públicos como objetivo, conteúdos das exposições estão disponíveis com recursos de acessibilidade para quem deseja conhecer detalhes das mostras.

https://www.musea.art.br/

Ivan Serpa – A Expressão do Concreto

Retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Por meio de obras oriundas de diversas coleções, serão mostradas várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica, com importantes pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra, em que o artista preferia denominar Crepuscular, obras das fases Op-erótica, Amazônica e Mangueira, terminando com a fase Geomântica, que revelam um aspecto místico do pintor. Curadoria: Hélio Márcio Dias Ferreira e Marcus de Lontra Costa.

Visita à exposição com o curador Hélio Márcio Dias Ferreira:


Björk digital

Depois de passar por 15 cidades ao redor do mundo, chega ao CCBB Rio de Janeiro Björk Digital, uma experiência de música e realidade virtual inspirada no álbum Vulnicura, da artista islandesa. Além dos conteúdos em tecnologia imersiva, a mostra contempla um cinema com os clipes mais icônicos de Björk, e o espaço Biophilia repleto de tablets para que o público possa experimentar o projeto educativo de produção musical criado pela artista. Björk Digital é uma concepção de Björk e James Merry.

Baixe o catálogo da exposição:

http://bit.ly/catalogobjork

Assista aos vídeos clipes que inspiraram cada obra:

Stonemilker: Stonemilker:

https://www.dropbox.com/s/el0ot91admjafka/StonemilkerXtraHQ.mp4?dl=0

 Black Lake:

https://www.dropbox.com/s/a3qrn9i0ysoyxrt/BlackLake_SingleScreen_H264_15kbits.mov?dl=0

 Mouth Mantra:

https://www.dropbox.com/s/edbbalr5rgwij6w/Bjork_MouthMantra_WithFinalAudio-HiRes.mp4?dl=0

 Notget:

https://www.dropbox.com/s/ssyv1sd7tfjekub/bjork_not_get_16052017_dcp_heartbeats_MP4_HD.mp4?dl=0

 Human behaviour:

https://www.dropbox.com/s/3iyu26aujvjtlr3/Bjork_Human%20Behaviour.mov?dl=0

 Venus as a boy:

https://www.dropbox.com/s/ka2zlalov38ddj3/Bjork_Venus%20As%20A%20Boy.mov?dl=0

Chiharu Shiota – Linhas da Vida

“Linhas da Vida”, de Chiharu Shiota, revisita a trajetória da artista japonesa, apresentando mais de 70 obras organizadas em cinco núcleos temáticos. Com gravuras, pinturas, esculturas, fotografias, vídeo performances e instalações, a exposição traça um panorama do trabalho da artista, desde o princípio de sua carreira, em 1994, até os dias atuais.

Nas redes sociais do CCBB Brasília está sendo promovido um passeio virtual à exposição, dividido em postagens com frequência semanal. A série inclui vídeos de making off e falas da curadora da exposição, Tereza de Arruda, em material inédito.

Segue um dos vídeos disponíveis, que é o making off da obra “Além da Memória”, que está instalada no Pavilhão de Vidro:

https://drive.google.com/file/d/1zceLk0U1U8_xhfe_tG2UmVH_FCrOhQRI/view?usp=drivesdk

Além das publicações, o aplicativo “Chiharu Shiota: Linhas da Vida” apresenta conteúdo exclusivo, com fotos e vídeos das obras, além de possuir recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em LIBRAS.

O Download do app em seu smartphone pode ser feito em:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.twentydash.csh&hl=pt_BR

https://apps.apple.com/br/app/chiharu-shiota/id1487305305

VAIVÉM

A exposição investiga as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade nacional no Brasil. Com curadoria de Raphael Fonseca, a mostra reúne cerca de 340 obras de coleções públicas e privadas, algumas especialmente criadas para o projeto.

Catálogo da exposição:

https://drive.google.com/file/d/1t6LcN0FyOIUpZAWP03e4mnl5_ZJLJaJD/view

Vídeo de “O Tempo” sobre a mostra: https://www.otempo.com.br/tempo-tv/mostra-vaiv%C3%A9m-re%C3%BAne-mais-de-300-obras-que-permeiam-um-%C3%ADcone-nacional-a-rede-1.2308974

Bate-papo online com o curador da exposição, Raphael Fonseca: Instagram do CCBBBH, salvo no destaque “Vaivém”, confira em  https://www.instagram.com/ccbbbh/.

Além disso, no dia 11 de maio será disponibilizada no Facebook do CCBB BH uma palestra com Raphael Fonseca sobre a tese de doutorado que deu origem à mostra.  A palestra traz curiosidades, revela todo o caminho para a realização da exposição no CCBB e também  dá detalhes sobre a montagem da exposição e sobre as principais obras do acervo.

Acesse: https://www.facebook.com/ccbb.bh/

Em todas as redes sociais do CCBB BH estão sendo disponibilizados, semanalmente, conteúdos exclusivos sobre ao acervo da exposição “Vaivém”. Como destaque temos o vídeo “Paisagens do Trabalho: Redes de Dormir” da artista Virgínia Pinho. Nessa produção a artista documentou o fazer diário de trabalhadores de fábricas de redes situadas no Ceará, um dos polos da indústria redeira do país.

Vídeo “Paisagens do Trabalho: Redes de Dormir”: https://www.facebook.com/watch/?v=2649427875297602

MÚSICA

Guinga e as vozes femininas – Shows inéditos

A série musical celebra os 70 anos de vida do músico e compositor Guinga, não só um dos mais importantes violonistas da história da música brasileira, como também um  dos compositores mais singulares de todos os tempos. O artista se apresenta ao lado de vozes femininas de diferentes gerações e com grandes violonistas da nova geração.

Assista aos Shows no Youtube do Banco do Brasil:

Guinga + Leila Pinheiro. Violão: Marcus Tardelli

Guinga + Anna Paes

Diálogos com a programação – Guinga conversa com o público sobre o seu universo musical e sobre a música em geral. 

Playlists Spotify

Que tal curtir o final de semana e #sextar com o melhor da música nacional e internacional? Semanalmente é disponibilizado pelo CCBB Brasília playlists temáticas que relembram mostras de cinema, festivais de música e exposições que já aconteceram no centro cultural.

Também foi criada a playlist “Brasília 60”, em homenagem ao aniversário da capital. Na lista, que tem um total de 60 canções, há gêneros que vão do rock ao reggae, da música regional ao eletrônico, passando pelo Rap e Trap.

Para começar, a playlist Brasília 60 apresenta alguns clássicos do rock brasiliense dos anos 80 e 90, os quais colocaram definitivamente a capital da esperança no mapa musical brasileiro. A lista passeia por faixas marcantes de bandas como Legião Urbana, Obina Shok, Plebe Rude, Capital Inicial e Natiruts, entre outras.

A contribuição de rappers candangos para a cena de hip-hop nacional também esta presente com os grupos Câmbio Negro e Tribo da Periferia, além de artistas novos da cena do trap candango, como Droid e Vix Russell. Aliás, a presença das mulheres negras na cena musical do Distrito Federal é algo digno de nota, como Atitude Feminina, Letícia Fialho, Tábata Lorena, Flora Matos e Ellen Oléria.

Expoentes brasilienses do forró e de outros gêneros regionais também estão presentes na playlist. As faixas de artistas como Beirão e Martinha do Coco e de grupos como Chinelo de Couro e Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro mostram como a música brasiliense adaptou as influências artísticas mais populares do Nordeste e inventou uma cultura local forte e pulsante de música popular.

A cena da música independente também é representada com músicas de bandas como Móveis Coloniais de Acaju, Sexy Fi, Rios Voadores e várias outras. O Satanique Samba Trio é uma das pontes dessa cena independente com a cena de música instrumental brasiliense, em grande parte capitaneada por expoentes do Clube do Choro de Brasília, como Hamilton de Holanda e Raphael Rabello.

As 60 músicas da playlist comemorativa Brasília 60 não dão conta da diversidade da produção fonográfica brasiliense, mas oferecem um panorama da vibrante cena musical do DF.

Link para as playlists: https://open.spotify.com/user/bancodobrasil

TEATRO

Billdog 2

Uma história instigante e divertida que brinca com referências de HQ, dos filmes Noir e de ação. Nela, o ator Gustavo Rodrigues interpreta 46 personagens, acompanhado  do eletrizante som ao vivo de Tauã, nesta deliciosa trama policial que evoca a cultura pop. Texto e concepção: Joe Bone; direção: Gustavo Rodrigues e Joe Bone; supervisão artística: Guilherme Leme Garcia; elenco: Gustavo Rodrigues (ator) e Tauã de Lorena (músico).

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=q3gT-rWgiqk&feature=youtu.be&fbclid=IwAR25ddoE6n8pID5mN8cnPMuelCDp6eXH8gYl-RGpH1HmnVCpdtl6ko-StTc

Tatá, O Travesseiro

Lipe é um menino que tem como melhor amigo o seu travesseiro Tatá. Eles formam uma dupla inseparável até que, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos. O garoto empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer os seus medos, os quais apenas a sua imaginação será capaz de resolver. Texto e dramaturgia: Andréa Batitucci, Gustavo Bicalho e Patrícia Von Studnitz; direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves; elenco: Alexandre Scaldini, Edeilton Medeiros, Lívia Guedes, Marcio Nascimento, Marise Nogueira e Tatá Oliveira; concepção, criação e confecção de bonecos, sombras e adereços: Bruno Dante.

Assista: https://vimeo.com/336937559

A Valsa de Lili

O isolamento, embora triste em primeiro momento, não deve ser uma situação de angústia: pode ser um lugar de autoconhecimento e aprendizado sobre as condições humanas. Um assunto que confronta parte dos brasileiros em tempos de quarentena, também é o que permeia a comovente narrativa da peça “A Valsa de Lili”, que foi apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília em março. A peça é inspirada no livro autobiográfico ‘Pulmão de Aço’, de Eliana Zagui (a Lili da vida real). A plateia é colocada cara a cara com essa personagem única, que está fisicamente paralisada, mas encontra-se intelectual e emocionalmente livre. “A luta de Lili para sobreviver em condições tão adversas, sem perder o humor e o amor, são a metáfora perfeita para os dias difíceis que vivemos”, completa o autor Aimar Labaki.

No dia 28 de março foi promovido Bate-papo online abordando os temas de liberdade e isolamento, tendo como ponto de partida o espetáculo “A Valsa de Lili”.

A íntegra desta conversa pode ser conferida no Youtube: https://youtu.be/mmZuDo9ryyM
Link com cenas do espetáculo: https://youtu.be/rY-boDcwJIE

A Hora da Estrela 

Macabéa é vista pela sociedade como uma mulher sem atrativos, que se contenta em ganhar menos de um salário, dividir um quarto com quatro pessoas, sofrer com um chefe rigoroso e não atrair a atenção de ninguém.

Músicas no spotify:

https://open.spotify.com/playlist/1OfkEtk2uxsZAldp1KBqay?si=dKC4fufLSBCTrjr6NWc-mg

Bate papo – A Música que conta a História, com participação de Chico César, Cláudia Ventura, Laila GarinMarcelo Caldi.

https://www.instagram.com/tv/B-r7aPdBsKm/

CINEMA

Fellini il Maestro

A mostra de cinema “Fellini, Il Maestro” homenageia os 100 anos de nascimento do grande cineasta, celebrado em 20 de janeiro de 2020. A mostra comemorativa passou pelos CCBBs Rio de Janeiro e São Paulo no início do ano e seria exibida em Brasília entre março e abril. Com curadoria de Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, conta com 24 títulos, incluindo a obra de estreia de Fellini, “Mulheres e Luzes”, de 1950, codirigido por Alberto Lattuada, indo até o último filme do mestre, “A Voz da Lua”, de 1990.

Integra a mostra um excelente livro-catálogo, com mais de 400 páginas, onde constam filmografia, entrevistas, fotos, artigos críticos e ensaios escritos por grandes nomes do cinema, com destaque para o capítulo de abertura: “Glauber Fellini”, escrito por Glauber Rocha. O catálogo pode ser acessado digitalmente em: https://bit.ly/2QHOrPf

Bate-papo online sobre Federico Fellini:

Em comemoração aos 19 anos do CCBB São Paulo, o curador da mostra Fellini: Il Maestro, Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, e o crítico de cinema Filipe Furtado, foram convidados para um encontro online. O webinar realizado ao vivo no dia 21 de abril abordou a obra do cineasta italiano Federico Fellini (20/01/1920-31/10/1993), numa oportunidade para apaixonados pela sétima arte conhecerem detalhes sobre a vida e obra do cineasta italiano.

Link de acesso: https://youtu.be/TdfBDGwBRLs

Curso online Fellini, com Felipe Furtado

O CCBB São Paulo abre novamente suas redes sociais para o universo do cineasta Federico Fellini. Agora com edição do Curso Fellini, ministrado por Filipe Furtado. A ação online é gratuita e integra a mostra “Fellini, Il Maestro”, que teve sua programação interrompida em decorrência da pandemia do Covid-19.

O curso irá abordar o cinema de Fellini, seus períodos históricos, e tentará tirá-lo do impressionismo e do peso do termo “felliniano” e coloca-lo num contexto mais amplo da sociedade e cinema italianos.

Curso Fellini, com Felipe Furtado: dias 11, 12 e 13 de maio, às 19h – aulas de 1h30 de duração.

O acesso é livre através de link que será disponibilizado nas redes sociais do CCBB-SP: https://www.facebook.com/ccbbsp/ https://www.instagram.com/ccbbsp/

Mostra Scorcese

Entre 2019, foi apresentado nos cinemas dos CCBBs Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, a mostra “Scorsese”, que apresentou uma retrospectiva cinematográfica de um dos nomes mais importantes e influentes do cinema ainda em atividade. Foram exibidos mais de 30 filmes dirigidos e/ou produzidos por Martin Scorsese, desde o primeiro, lançado em 1960, até os trabalhos mais recentes.

Além dos filmes, a mostra promoveu o curso “Scorsese: um homem de cinema”, com três aulas ministradas pela jornalista e crítica de cinema Cecília Barroso. Com vasto conhecimento sobre cinema, Cecília Barroso é criadora do site Cenas de Cinema, onde ainda escreve, e faz parte do conselho editorial da revista Lume Scope. Redigiu artigos para a série de livros “100 filmes essenciais”, além de “Trajetória crítica do cinema brasileiro” e “Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018”. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE).

O curso é dividido em três aulas e pode ser acessado em:

Aula 1-  https://vimeo.com/401555392

Aula 2 – https://vimeo.com/401446993

Aula 3 – https://vimeo.com/401550603

IDEIAS

Ossobuco – mais tutano para sua vida

Celebrando o aniversário de Brasília em abril, o tradicional festival, que acontece todos os meses no CCBB Brasília desde 2010, apresentou a edição online no dia 28 de abril.

Com palestras inspiradoras de 10 minutos, o Ossobuco Na Sua Casa convidou pessoas muito especiais que têm Brasília refletida em seus trabalhos: o artista urbano e quadrinista Pedro Sangeon (@gurulino), a repórter e apresentadora Viviane Costa (@vivicosta_oficial) e o músico e produtor Tomás Bertoni (@tomasbertoni). Os convidados abordaram em suas falas a relação de seus trabalhos com a cidade, assim como suas memórias afetivas da capital.

O bate papo está disponível no canal do festival no Youtube:

https://www.youtube.com/user/ossobucobsb

Na página o público ainda pode conferir as edições passadas do festival.

Formação e profissionalização em museologia e os bastidores de uma mostra internacional

Em comemoração aos 19 anos do CCBB São Paulo, Maria Ignez Mantovani, doutora em museologia e diretora da Expomus, e Roberta Saraiva, diretora-executiva da Expomus, realizaram em 21 de abril um encontro virtual ao vivo, apresentando um histórico da museologia no Brasil e o processo de produção em torno de uma grande mostra. Falaram sobre os desafios da área que passam pela formação e profissionalização deste campo ainda carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, o planejamento e a sustentabilidade econômica de museus e iniciativas culturais públicas ou privadas. A atividade ainda abordou os passos e desafios de trazer ao Brasil a mostra do artista suíço Paul Klee, apresentada no ano passado pelo CCBB São Paulo, CCBB Rio de Janeiro e CCBB Belo Horizonte.

Link de acesso: https://youtu.be/j3U5CLdNRyk

PROGRAMA EDUCATIVO

Programa CCBB Educativo – Mais de 100 atividades de Arte e Educação

O Programa CCBB Educativo preparou gratuitamente, de modo online, para o público, mais de 100 relatos, arquivos, vídeos e dispositivos de atividades realizadas e presentes nas exposições, entre 2018 e 2020, direcionados para todos os públicos, especialmente alunos, professores e comunidade escolar.

www.ccbbeducativo.com/archive

Palestra sobre Arte & Educação

Em comemoração aos 19 anos do CCBB São Paulo, as coordenadoras do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, Francisca Caporali, Samantha Moreira e Valquíria Prates foram convidadas para apresentar palestra sobre arte e educação. Com conteúdos direcionados para todos os públicos, especialmente estudantes, professores e comunidade escolar em geral, o webinar também detalhou os campos de atuação e atividades desenvolvidos pelo CCBB Educativo.

Link de acesso: https://youtu.be/Kr6bB-cV9Ig

DIVERSOS

Catálogos CCBB

Egito:  https://bit.ly/2UXZa9A

Lumière: https://drive.google.com/drive/folders/1EHvUXZ6DU9Ebml-kEkVmJNvofWjH44uE

Mel Brooks: https://drive.google.com/drive/folders/1zxL82LwSymDvfO-G6LB3DZWpae7QtVE

Felini: https://drive.google.com/drive/folders/1h4fA2p-Uwmg2jwDt1wk4rEfNged5Ywcj

Fábrica de Sonhos, Monstros no Cinema, Melhores Filmes do Ano, Stephen King e Tim Burton:

https://drive.google.com/drive/folders/1ezd64Z8ix7y54IqdCsrgIUTDxfMZ4oKC

“A Arte do Café”, webinar com Sérgio Destro

No Dia Mundial do Café, 14 de abril, o CCBB São Paulo realizou o webinar “A Arte do Café”, com Sérgio Destro. O empresário e barista apresenta técnicas, fala de curiosidades e deixa algumas dicas para que as pessoas possam fazer o melhor café em casa. Valorizamos a experiência do café porque ele tem uma relação socioeconômica com a história do Brasil. O grão foi protagonista no desenvolvimento das cidades e por isso está representado na arquitetura dos prédios, presente no cotidiano das pessoas e faz parte da visita aos CCBBs.

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=rV8HEp8T7CU

Edital de Patrocínios a Projetos Culturais CCBB 2021/2022 – Edição 01

Em comemoração ao aniversário de 19 anos do CCBB São Paulo, foi realizado um painel para esclarecer o processo de inscrição de projetos culturais no “Programa Banco do Brasil de Patrocínio 2021-2022 – Edital de Patrocínio – Centro Cultural Banco do Brasil”. A explanação ocorreu ao vivo no dia 21 de abril, onde o público pode tirar dúvidas diretamente com o gerente geral do CCBB São Paulo, Cláudio Mattos, com o gerente de programação, Luis Fernando Spaziani, e com a gerente de comunicação, Patrícia Chaim.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 05 de junho de 2020, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios, onde constam o regulamento da seleção e informações sobre os espaços. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2020. As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas e segmentos: Artes Cênicas, Cinema, Exposição, Ideias, Música e Programa Educativo. Podem inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs.

Link de acesso: https://youtu.be/LRvsqq8nlvU