Os estados de Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso, todos com poucos casos de coronavírus até o momento, resolveram seguir as orientações de Bolsonaro e reabriram parte do comércio que estava em isolamento. No entanto, os governadores não tiveram a coragem de acabar com a quarentena para jovens e adultos e voltar totalmente à normalidade. Eles abrandaram apenas algumas atividades, mantendo escolas fechadas.
O governador Mauro Mendes (DEM), do Mato Grosso, baixou decreto na quinta-feira, 26, permitindo o funcionamento do comércio e do transporte coletivo que sofriam restrições pelo coronavírus.
No entanto, o prefeito da capital Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), não gostou e disse que na capital não vai abrandar. Deverá seguir as orientações de médicos e da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Os reais efeitos dessa medida de abrandamento, ainda que tímidas, poderão ser mais sentidos em cidades onde o prefeito concorde com o governador e também defenda a quebra da quarentena. Em várias cidades do estado do Mato Grosso isso poderá acontecer.
Já o governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou na noite de quarta-feira, (25), que também abrandou as restrições da quarentena, mas fez exigências para as condições de trabalho.
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou na quinta-feira, 26, a retomada parcial das atividades não essenciais no estado a partir desta semana. Segundo o chefe do Executivo estadual, a ação faz parte do Plano Estratégico para a Retomada das Atividades Econômicas em Santa Catarina. As escolas e igrejas continuam fechadas.
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…