Os estados de Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso, todos com poucos casos de coronavírus até o momento, resolveram seguir as orientações de Bolsonaro e reabriram parte do comércio que estava em isolamento. No entanto, os governadores não tiveram a coragem de acabar com a quarentena para jovens e adultos e voltar totalmente à normalidade. Eles abrandaram apenas algumas atividades, mantendo escolas fechadas.

(imagem de tela plataforma k2p)

O governador Mauro Mendes (DEM), do Mato Grosso, baixou decreto na quinta-feira, 26, permitindo o funcionamento do comércio e do transporte coletivo que sofriam restrições pelo coronavírus.

No entanto, o prefeito da capital Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), não gostou e disse que na capital não vai abrandar. Deverá seguir as orientações de médicos e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os reais efeitos dessa medida de abrandamento, ainda que tímidas, poderão ser mais sentidos em cidades onde o prefeito concorde com o governador e também defenda a quebra da quarentena. Em várias cidades do estado do Mato Grosso isso poderá acontecer.

Já o governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou na noite de quarta-feira, (25), que também abrandou as restrições da quarentena, mas fez exigências para as condições de trabalho.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou na quinta-feira, 26, a retomada parcial das atividades não essenciais no estado a partir desta semana. Segundo o chefe do Executivo estadual, a ação faz parte do Plano Estratégico para a Retomada das Atividades Econômicas em Santa Catarina. As escolas e igrejas continuam fechadas.