A diretoria da ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), em reunião não-presencial realizada na tarde desta segunda-feira, 23 de março, propôs ao Conselho de Representantes a utilização de R$ 800 mil para o combater a pandemia de coronavírus.

Wagner Romão (foto de vídeo)

Os recursos se referem ao contingenciamento do Orçamento 2020 da ADunicamp, aprovada na Assembleia Anual Ordinária. Naquela ocasião, aprovou-se verba de contingência, que se dividia entre recursos previstos para contingências sindicais; manutenção, reformas e ampliações; projeto e obras de acessibilidade; instalação de painéis fotovoltaicos; apoio cultural a Projeto Longevidade e suporte ao parque computacional da entidade.

Para a diretoria da ADunicamp, é preciso se preparar para ações concretas de enfrentamento do vírus. Estas poderão dizer respeito, inclusive, ao apoio a ações da Unicamp e de iniciativas e entidades a ela ligadas no combate à pandemia.

“Esta crise não tem precedentes na história mundial. O sistema de saúde poderá entrar em colapso nos próximos dias. A economia deve ter uma forte depressão nos próximos meses, o que vai acentuar o desemprego. A ADunicamp não pode deixar de participar do esforço para conter o coronavírus. Pretendemos criar condições para que a comunidade docente e universitária se engaje em ações práticas de solidariedade para salvar vidas!”, afirmou o professor Wagner Romão, presidente da ADunicamp.

Além dessa medida, a diretoria propôs o adiamento das eleições da associação anteriormente marcadas para 12 e 13 de maio. Com a suspensão das atividades presenciais na Unicamp até pelo menos 30 de abril e as limitações sobre aglomerações de pessoas para conter a propagação do vírus, diversas etapas do processo eleitoral ficaram comprometidas. Entre elas, a Assembleia que deveria decidir pela eleição da Comissão Eleitoral. Além disso, a diretoria entende que o processo mesmo de montagem de chapas ficará comprometido neste período de quarentena.

De acordo com a mudança proposta, a entidade deverá publicar o edital de convocação das eleições imediatamente após a retomada das aulas e atividades presenciais na Universidade e, obedecendo-se o regimento da ADunicamp, este possa ocorrer na maior normalidade possível. Essas medidas serão analisadas na próxima reunião do Conselho de Representantes, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 26 de março, às 14h, por meio digital.

Debate ao vivo pela internet sobre coronavírus

A ADunicamp também realiza nesta terça-feira, 24 de março, às 19h30, um terceiro debate sobre o coronavírus ao vivo pela internet. Desta vez, os professores convidados da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp são: Francisco Aoki e Rosana Onocko Campos. A coordenação do debate é de Wagner Romão.

Assista pelo Facebook