.Por Susiana Drapeau.

Nada melhor do que o tempo para fazer as pessoas entenderem suas ações. Os agora heróis profissionais de Saúde foram tratados como vilões há apenas três anos e pouco.

(foto Josué Mamacena/Fiocruz

Depois de apoiar um golpe parlamentar de 2016, parte dos brasileiros também apoiou o congelamento constitucional dos investimentos em Saúde no final daquele ano, logo após o golpe.

Com a aprovação da Emenda 95, os investimentos em Saúde ficaram congelados por 20 anos. Até 2036, os governos e prefeituras estão proibidos de aumentar os gastos em Saúde. É uma das coisas mais estúpidas que uma nação já fez. Não por acaso, a PEC foi chamada de PEC da Morte.

Parte da população não reagiu ou apoiou incondicionalmente esse congelamento. Agora, diante da pandemia de coronavírus, os profissionais de Saúde se transformaram em heróis. Heróis que foram tratados como lixo. Alguns até xingaram e tentaram expulsar os médicos cubanos para lucrar com o mercado da medicina.

Mas não foi só isso. Há dois anos, o Brasil proibiu a criação de cursos de medicina no país. Eles estão proibidos por cinco anos, de acordo com portaria assinada em abriu de 2018 durante reunião do presidente golpista Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e representantes do Conselho Federal de Medicina e entidades ligadas ao setor.

A medida vale para instituições públicas federais, estaduais e municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também ficou suspensa pelo mesmo período.

Em 2019 e 2020, o governo reduziu a concessão de bolsas de pesquisa em todo o país. Além disso atacou e agrediu os pesquisadores e cientistas das universidades públicas.

Agora precisamos de profissionais de Saúde. Esperemos que não seja tarde demais.