O espetáculo teatral “Relatos de Um Homem Só”, monólogo apresentado por Gabriel Taco, com direção de Gabriela Guinatti, poderá ser visto na Rabeca Cultural, em Sousas, no próximo dia 06 de março, sexta-feira, às 20h30.

(Foto: Divulgação)

As formas como os homens são criados e como a sociedade espera que se comportem carregam efeitos devastadores. “Relatos de um homem só” tem como objetivo principal jogar luz sobre a questão das “Masculinidades Tóxicas”, bem como os seus desdobramentos: violências de forma geral (contra mulheres, gays, lésbicas, trans e outros gêneros), abuso de álcool e drogas, acidentes, homicídios, suicídios, etc.

A peça tem como finalidade instigar a discussão sobre um tema tão urgente e atual e diminuir a violência em todos os níveis através da auto reflexão sobre o masculino doentio, ancestral e inconsciente. “Homem não chora”, “Parece coisa de viado”, “Ande como homem”, “Parou de beber, fracote”?, “Se fosse homem mesmo, não deixava barato”.

Afinal, o que é verdadeiramente “Ser homem”? “Relatos de um homem só” parte de depoimentos reais vindos de gêneros que padecem e sofrem as severas consequências das masculinidades tóxicas. Nem os próprios homens percebem que estes estereótipos são nocivos para si mesmos.

A peça ilumina a caixa onde foi alicerçado o masculino, na tentativa de elucidar seus enganos, provocar discussões e buscar saídas. Provocativo, contundente, direto. Um discreto e agressivo controlador, um grotesco inconsciente, um coach com técnicas sexuais mirabolantes e um depressivo a beira do suicídio. Personagens que “fora” da peça, circulam entre nós.

Nos últimos 15 anos, a violência contra a mulher passou a fazer parte do debate público como prática intolerável. Neste período, as ferramentas legais com foco no enfrentamento aos diferentes tipos de violência foi se consolidando, a exemplo da Lei Maria da Penha em 2006, da mudança na lei de estupro em 2009, da lei do feminicídio em 2015, e da mais recente lei de importunação sexual de 2018.

Se compararmos os avanços conquistados pelos movimentos de mulheres e as políticas públicas implementadas para garantir seu cumprimento, percebemos ainda uma enorme fragilidade. Vale dizer que somos um dos países que mais matam mulheres, gays, trans, etc no mundo, bem acima da média mundial. A origem da violência contra a mulher é cultural. O garoto que vê a mãe sendo agredida torna-se um possível agressor se ele não vislumbrar outras formas mais saudáveis de relacionamento.

Assim, não bastam boas políticas públicas, de punição a agressores, trabalhos voluntários, encarceramento, etc, se não houver uma perspectiva de prevenção, pensando racionalmente na alteração de padrões sociais e culturais enraizados. Já sabemos o quão grave é o problema social em relação à violência contra a mulher, mas como fazer para modificar o comportamento ou evitar que novos agressores surjam? Como evitar que esses agressores, além das mulheres, não matem ou violentem todos os outros gêneros, como gays, lésbicas, trans, etc?

“Relatos” joga luz sobre a educação e os processos de construção dos estereótipos machistas: onde começa essa violência e por que? A reeducação dos agressores ainda é uma lacuna não preenchida. “Relatos” propõe um novo caminho para reduzir esse vazio. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Relatos de Um Homem Só
Elenco: Gabriel Taco
Dramaturgia: Gabriel Taco e Gabriela Guinatti
Direção: Gabriela Guinatti
Cenografia, figurino e iluminação: Gabriela Guinatti
Operação de luz e som: Gabriela Guinatti
Desenho de som e programação de efeitos: Guilherme Paiva
Fotos: Camila Guinatti e Fabiana Bueno
Classificação: 16 anos
Duração: 50 minutos
Gênero: Teatro contemporâneo
@relatosdeumhomemso

06 de março
Sexta-feira
20h30
Preço Único de R$ 30,00
 RABECA CULTURAL
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jd. Atibaia, Sousas, Campinas, SP.
Mais informações pelo celular 19 997206186
facebook.com/rabecacultural
Serviço de Bar da Rabeca Cultural
Aceita cartões de débito