Categories: Geral

Filme ‘A Negação’ explica o bolsonarismo sem citar nada sobre o que ocorre no Brasil

(cena a negação – div)

O filme A Negação (Denial), que pode ser visto na Netflix (caso não encontre, filme pode ter saído do catálogo), explica exatamente o que é o bolsonarismo sem citar uma palavras sobre o próprio Bolsonaro e seus seguidores. É impressionante como o filme é elucidativo e pode servir como um caminho para entender esse movimento autoritário do Brasil.

O filme narra uma história real. A batalha judicial da professora Deborah Lipstadt, uma historiadora com formação acadêmica e especialista americana no Holocausto cujas afirmações foram questionadas por David Irving, um sujeito sem qualquer formação acadêmica, mas bastante arrogante.

Ele acreditava que sabia mais do que a professora formada em uma universidade e se definia como um escritor. Irving escrevia livros em que indicava a inexistência do holocausto judeu.

Com a mesma petulância de bolsonaristas, Irving decide processar a professora de história Lipstadt e a editora Penguin Books por eles o definirem como um negador do Holocausto. A professora Lipstadt e seus advogados, Anthony Julius e Richard Rampton, tiveram a missão de provar que Irving mentia sobre o Holocausto.

https://cartacampinas.com.br/2020/05/xxprofessor-descobre-origem-do-bolsonarismo-e-diz-que-consequencia-sera-catastrofica-ao-brasil/

O mais interessante do filme, e aí vem a analogia com o bolsonarismo é, não só essa fusão de arrogância com ignorância, do leigo duvidando do especialista, do iletrado atacando o letrado etc. Não é também o circo de ataques e acusações violentas que ele fazia contra a professora de história, exatamente como o bolsonarismo faz com seus adversários, mas o efeito perverso que isso causa: Irving acreditava em sua própria estupidez. E por isso teve a determinação de processar a professora e a editora.

Enquanto muitos bolsonaristas são astutos, ou seja, sabem que são falsários e estão apenas defendendo seus privilégios, outros acreditam com devoção cega. Agora pensem na mamadeira de piroca, kit gay, no incêndio provocado por ONGs ambientalistas e tantas outras crenças falsas. Na mente de Irving, tudo isso poderia ser real.

Uma estratégia acertada dos advogados foi evitar o circo midiático que Irving usava e abusava e se concentrar nos fatos históricos. O processo concluiu que David Irving havia deliberadamente deturpado as evidências históricas para promover a negação do Holocausto.

O tribunal inglês considerou Irving não só um ativo negador do Holocausto, mas também antissemita e racista, que “por suas próprias razões ideológicas, persistente e deliberadamente deturpou e manipulou as evidências históricas”.[7]

Além disso, o tribunal considerou que os livros de Irving distorceram a história sobre o papel de Adolf Hitler no Holocausto para retratar Hitler de forma favorável.

O erro de Irving foi ter processado a professora. Poderia estar até hoje inventando mentiras sobre o holocausto. O grande feito dos advogados foi desmascarar o próprio Irving diante dele mesmo. Irving acreditava em tudo que dizia, criava camadas de evidências falsas sobre o concreto das evidências reais.

PS: Veja o comentário do leitor abaixo:” Como o filme mostra, ele sofre o baque no momento da sentença, mas logo já encontra uma justificativa para a derrota, colocando a culpa em outrem”.  Ou seja, parece que não há conserto para esse tipo de mente.

Cultura Carta

View Comments

Recent Posts

Escandaloso Power Point da Globo News tenta reviver campanha de manipulação jornalística

Bem-vindos, voltamos a 2015/2016 Por Jeferson Miola Assim como aconteceu em 2015/2016, se o governo não…

2 hours ago

Pretas Leituras: encontro aborda a dança negra de matriz BaNtu como expressão cultural

(foto joão almeida - divulgação) O Coletivo Pretas Leituras promove, no sábado, 21 de março,…

17 hours ago

Exposição multimídia no MIS Campinas mostra os bastidores do curta ‘Laika, Tito e o Universo’

( curta Laika, Tito e o Universo - foto Leandro Silva de Oliveira - divulgação)…

18 hours ago

Pesquisa da Unicamp revela como a epidemia da desinformação antivacina se prolifera no Telegram

Um grupo multidisciplinar reunido pelo Laboratório de Inteligência Artificial Recod.ai, da Unicamp, mergulhou nas redes…

1 day ago

‘Movimentos do Amor’ destaca a arte feita por mulheres com samba-canção, cena e poesia

(foto dalton yatabe - divulgação) O espetáculo musical "Movimentos do Amor" encerra sua temporada neste…

1 day ago

Encontro de Mulheres Negras quer ampliar a presença da mulher nos espaços de decisão

(foto crias de eva - divulgação) Neste domingo, 22 de março a partir das 14h,…

1 day ago