Moradores do distrito de Sousas entram no Ministério Público contra derrubada de mata nativa

Os moradores do San Conrado, loteamento que fica no distrito de Sousas, em Campinas, entraram nesta terça-feira, 28, no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para paralisar uma obra da Sanasa que está devastando uma área de proteção ambiental permanente, que fica contorna o loteamento.

(imagem: foto de vídeo)

Na terça-feira, 28, máquinas destruíram uma faixa da área ambiental sem avisar ou consultar os moradores da região. Segundo eles, também não houve um programa de manejo de animais e vegetação nativa. As obras estão sendo feitas para implantar um sistema de esgoto da Sanasa em área de preservação ambiental permanente.

Além de acionar o MP-SP, os moradores tiveram uma reunião com representantes da Sanasa e com a presidente da Congeapa, Claudia Maria Gusmão. Os representantes da Sanasa tentaram explicar o projeto para os moradores e insistiam que não é possível mudar o trajeto da rede. Veja no link abaixo.

Afirmaram também que há licença da Cetesb. “Apesar de a licença da Cetesb ser genérica, há alguns requisitos ali e nós perguntamos se eles tinham cumprido. Por exemplo, um plano de retirada dos animais”, afirmou o morador Paulo Gil Holck, que participou da reunião. A resposta dos representantes da Sanasa foi de que a mata derrubada, na verdade, “não era mata”, que havia uma previsão de rua. Para os moradores, a resposta foi uma confissão de que não fizeram o que foi pedido na licença.

Nesta mesma terça-feira, o prefeito de Belo Horizonte, criticou o empresariado que atacou o Plano Diretor da capital mineira, que previa maior proteção ambiental contra inundações. Agora, a população está sofrendo as consequências. Belo Horizonte é uma cidade com população um pouco maior do que Campinas. Veja o vídeo do prefeito de BH e um vídeo incrível sobre a inundação:

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

6 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

8 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

9 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

14 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago