41º Encontro de Bandeiras reúne grupos de Folia de Reis e da cultura popular

Neste domingo, 26 de janeiro, das 8h às 18h, acontece a 41ª edição do tradicional Encontro de Bandeiras na Associação da Folia de Reis de Campinas (Asfrecam). A entrada é gratuita.

(Foto: Carlos Bassan)

Durante o mês de janeiro, as companhias de Reis fazem as suas festas, comemorando a chegada e o retorno às comunidades, mas é na “Festa da Dona Maria”, como o encontrão é conhecido, que os grupos de Folias da cidade e da região mostram, coletivamente, suas cantorias e evoluções.

“Dona Maria (in memorian) iniciou a tradição em 1978 para pagar uma promessa e seguiu como devota da bandeira, recebendo grupos de muitos lugares, desde cidades vizinhas até foliões de outros estados”, conta Marcela Bonetti, especialista cultural da Secretaria de Cultura de Campinas. “Dona Maria fez tão lindamente esse papel que, ao longo dos anos, a festa ganhou destaque na cidade e hoje é feita por sua neta, Regiane, que já ensina sua filha e envolve toda a família nos preparativos”, destaca.

Além da participação dos grupos Ases do Brasil, Voz do Oriente, São José Operário, Estrela Guia, Grupo Folclórico Campinense e Missão Sagrada, a próxima edição receberá os grupos de cultura popular da cidade: Urucungos, Puítas e Quijengues; Baque Mulher; Tambor de Crioula; Samba de Bumbo, Caixeiras das Nascentes e o Savuru, de danças populares.

A Folia de Reis também é motivo de festa neste sábado, 25, com o grupo Voz do Oriente, na Comunidade São Geraldo Magela (Rua Jetiva, 804, Jardim Aeroporto), a partir das 16h.

Em Campinas, a Folia de Reis é reconhecida como patrimônio cultural imaterial desde outubro de 2018, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

“A importância de trazer a celebração do Dia de Reis para a região central, com a participação das Companhias, é uma forma de colaborar para a salvaguarda da Folia de Reis e de contar para a cidade que esses grupos estão pulsantes nas regiões, na cultura popular, indo de casa em casa. Não são mais vistos nos grandes centros, mas todos os anos realizam seus “Giros” e celebram, com suas festas de “chegada”, a tradição da Bandeira de Santos Reis”, afirma a especialista cultural.

A estudiosa lembra que a tradição já teve início em novembro quando as companhias saíram em seus “Giros” que significam o início da peregrinação que remete aos Reis Magos, que culminam com o tradicional encontro de bandeiras da Vila Castelo Branco. (Carta Campinas com informações de divulgação)

41º Encontro de Bandeiras

Quando: domingo, 26, das 8h às 18h

Onde: Associação da Folia de Reis de Campinas – Asfrecam (Rua Humberto de Campos, 183. Vila Castelo Branco)

Entrada gratuita

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

7 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

8 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

12 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

12 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

13 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago