‘Taxar! Taxar! E taxar os bilionários. O resto é besteira’, diz historiador holandês em Davos

Um vídeo que circula no Twitter (veja abaixo) mostra como o historiador holandês Rutger Bregman, autor do livro “Utopia para realistas”, foi um destaque no fórum de bilionários de Davos.

Na mesa que participou causou constrangimento por falar a única coisa que importa: taxar, taxar e taxar os muito ricos. Ele falou que a única coisa que deve ser discutida em Davos é a cobrança de impostos para os bilionários. Impostos! Impostos! Impostos! Para ele não tem outra solução e o resto é bobagem.

(foto de vídeo)

“Há 10 anos este fórum perguntou sobre o quê? O que o mundo dos negócios poderia fazer para evitar um enorme cataclisma social. A resposta é bem simples: parem de falar sobre filantropia e comecem a falar sobre impostos. Impostos. Impostos. Há dois dias esteve aqui um bilionário, Michael Dell, e fez uma pergunta do tipo ‘me digam um país onde uma *taxa marginal de imposto de 70% tenha funcionado?’. Bom, vocês sabem, sou um historiador. Funcionou nos Estados Unidos! Nos anos 50, durante o Governo do Republicano Einsenhower, um veterano de guerra, como vocês sabem, a *taxa marginal de impostos para pessoas como Michael Dell foi de 90%. Vejam: a taxa mais alta do governo para pessoas como Michael Dell era mais do que 70%. Quer dizer, não é complicado. Podemos gastar um tempo enorme falando sobre toda essa bobagem de projetos filantrópicos; podemos convidar o Bono outra vez, mas, ora, o que temos que fazer é discutir sobre impostos. É isso: impostos, impostos, impostos. O resto é besteira…”, afirmou (com informações do blog da Hildegard)

Veja o vídeo:

Recent Posts

Casa do Sol terá dois dias de literatura e outras artes na 4ª edição da Hilstianas

Ana Salvagni e Ricardo Henrique (foto divulgação) No próximo fim de semana, a Casa do…

9 hours ago

Ana Cristina Colla dança histórias femininas em ‘SerEstando Mulheres’, no Lume Teatro

(foto divulgação) A atriz e pesquisadora Ana Cristina Colla sobe ao palco da sede do…

9 hours ago

Evandro Gracelli Quinteto apresenta jazz à brasileira no show ‘BrAzulcaJá’

(foto tatiana ribeiro - divulgação) O espetáculo musical “BrAzulcaJá”, com o Evandro Gracelli Quinteto, será…

10 hours ago

Coletivo Fly Maria apresenta ‘Mulheres que Voam’ no Centro de Convivência Cultural

(foto felipe valerio reis da silva - divulgação) O grupo Fly Maria usa a dança,…

11 hours ago

Sanfona e Sinfônica se encontram na Concha Acústica do Taquaral no Concerto Viva São João

(foto firmino piton - pmc) A temporada de festas juninas ganha dimensão sinfônica no sábado,…

11 hours ago

Exposição ‘Arte para Ninguém Ver’ transforma túnel da Estação Cultura em galeria

(foto reprodução instagram) O túnel da plataforma da Estação Cultura, em Campinas, se transforma em…

11 hours ago