Projeto de vereador obriga Sanasa a fazer teste para detectar agrotóxico na água de Campinas

O vereador Pedro Tourinho (PT) protocolou um projeto de lei na Câmara de Campinas que prevê a realização de análises a cada 6 meses para a detecção da presença de agrotóxicos nas águas destinadas ao consumo humano.

Pedro Tourinho (foto câmara de campinas – div)

Um levantamento com dados Ministério da Saúde, que foram obtidos e tratados em investigação conjunta da Repórter BrasilAgência Pública e a organização suíça Public Eye, revelou que a água de Campinas está contaminada com 27 agrotóxicos, sendo 11 altamente tóxicos e que provocam doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos. Desses, 26 estão acima do limite permitido por lei como a Atrazina, Carbendazim, Carbufurano, DDT, Glifosato e outros. (LINK)

“Esses dados alarmantes sobre a presença dos agrotóxicos na água que a gente consome não deveriam ser surpresa para ninguém já que o Brasil é campeão mundial em uso de agrotóxicos, inclusive com a benção do governo Bolsonaro, que liberou o uso de substâncias tóxicas que são proibidas em outros países”, afirmou Tourinho.

Em um quarto das cidades brasileiras foi detectada na água a presença de um coquetel de agrotóxicos, segundo dados do Ministério da Saúde colhidos no período de 2014 a 2017.

São Paulo foi estado em que se identificou a maior variedade de substâncias. Dezesseis dos vinte e sete agrotóxicos identificados são considerados pela Anvisa extremamente ou altamente tóxicos, sendo que onze estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

O vereador Pedro Tourinho acredita que esse projeto deve trazer mais transparência para os consumidores. “Nada mais justo para o consumidor do que saber pelo que está pagando. Campinas tem uma das maiores tarifas de água do país, portanto não é mais que a obrigação da Sanasa (empresa de saneamento básico de Campinas) oferecer água com a maior qualidade possível juntamente com um sistemático informativo sobre sua composição”. O projeto também prevê que todas as informações colhidas nos testes semestrais devem estar disponíveis de uma forma compreensível para toda a população. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

3 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

5 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

8 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

8 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

9 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago