Em um momento de ataques ao ensino público universitário, corte de verbas e desprezo pela produção de conhecimento, o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp recebe, no próximo dia 9, o filósofo João Carlos Salles, que é reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e recém-eleito presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Salles vai participar do ciclo de conferências sobre a ‘Crise na Universidade’ e deve discutir a importância da mobilização e do amplo debate sobre essas questões e sobre a defesa da autonomia e da diversidade das universidades públicas, principais produtoras do conhecimento científico brasileiro.
No próximo dia 15, a comunidade universitária da Unicamp (professores, funcionários e alunos) farão uma assembleia conjunta pela primeira vez após o fim da Ditadura Militar. (Veja LINK)
A moderação do evento será feita pelo jornalista Paulo Markun. O objetivo do ciclo é estimular a discussão de temas atuais em busca de diagnósticos e soluções para as diversas crises que afligem a vida do país. Mensalmente, o evento contará com a palestra de um ou dois especialistas, tratando de temas relevantes com espaço para o debate com o público. (Com informações de divulgação)
Ciclo de Conferências “A Crise Brasileira”
Conferencista: João Carlos Salles
Tema: “A Crise da Universidade”
Data: 9 de outubro de 2019 ; Horário: 10h
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária, Campinas
Inscrições: www.idea.unicamp.br/eventos/filosofo-joao-carlos-salles-faz-conferencia-sobre-crise-da-universidade
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…