Indústria brasileira acumula queda de 1,7% em 2019, revela pesquisa do IBGE

A produção industrial brasileira acumula uma queda de atividade de 1,7% desde o início do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro (PSL). O dado é da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada neste 1 de outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(foto wikimages – pl)

Mesmo assumindo um governo após três anos de fraco desempenho do governo Temer (MDB) e da reforma trabalhista que retirou direitos dos trabalhadores, a indústria teve queda de 2,3% na comparação com agosto do ano passado.

Em agosto houve uma pequena recuperação, cresceu 0,8%. Com a alta, a indústria recuperou parte da perda de 0,9% acumulada entre maio e julho. Mesmo assim mantém a queda de 1,7%.

A alta da taxa de julho para agosto foi puxada exclusivamente pelos bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo, que cresceram 1,4% no período.

Ao mesmo tempo, tiveram queda os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos (-0,4%), os bens de consumo duráveis (-1,8%) e os bens de consumo semi e não duráveis (-0,4%). (Com informações da Agência Brasil)

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

5 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

7 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

8 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

13 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago