A produção industrial brasileira acumula uma queda de atividade de 1,7% desde o início do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro (PSL). O dado é da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada neste 1 de outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(foto wikimages – pl)

Mesmo assumindo um governo após três anos de fraco desempenho do governo Temer (MDB) e da reforma trabalhista que retirou direitos dos trabalhadores, a indústria teve queda de 2,3% na comparação com agosto do ano passado.

Em agosto houve uma pequena recuperação, cresceu 0,8%. Com a alta, a indústria recuperou parte da perda de 0,9% acumulada entre maio e julho. Mesmo assim mantém a queda de 1,7%.

A alta da taxa de julho para agosto foi puxada exclusivamente pelos bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo, que cresceram 1,4% no período.

Ao mesmo tempo, tiveram queda os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos (-0,4%), os bens de consumo duráveis (-1,8%) e os bens de consumo semi e não duráveis (-0,4%). (Com informações da Agência Brasil)