As inúmeras ações da Lava Jato para burlar as eleições indicam que a urna eletrônica é segura

.Por Susiana Drapeau.

As ações ilegais da Operação Lava Jato, reveladas pelo The Intercept Brasil em parceria com outros veículos de mídia, é mais um indicativo de que o sistema eleitoral e a urna eletrônica brasileira são seguros.

(fotos marcos correa e valter campanato – pr e ag brasil)

Para conseguir burlar as eleições, ainda que esse não tenha sido o único benefício aos articuladores da Lava Jato revelado pelos vazamentos, foi preciso montar uma mega operação policial e judicial de vários anos, envolvendo inúmeros agentes e ainda contar com a assessoria acrítica do jornalismo da grande mídia. E mesmo assim, ainda ter ameaças de militares de que iriam dar um golpe na democracia brasileira.

Se pensar bem, seria muito mais simples burlar a urna eletrônica e eleger um representante do interesse dos defensores da Lava Jato. Nesse caso, não precisaria nem burlar um processo judicial, envolver vários juízes e promotores. E, ainda por cima, poderia eleger um representante bem melhor do que o Bolsonaro.

Bolsonaro também pode ser considerado um efeito colateral da fraude eleitoral. A eleição de Bolsonaro indica que o sistema eleitoral brasileiro é bastante confiável. Ele foi eleito mesmo não sendo o candidato ideal dos interesses por trás da Lava Jato, ainda que ele servisse ao propósito de excluir o ex-presidente Lula ou um representante do PT.

Ninguém acreditava que Bolsonaro poderia ser eleito, muito menos os grandes articuladores da Lava Jato (Petroleiras e capital internacional, grande mídia brasileira, setores reacionários do Judiciário e do MPF etc).

Esse é o lado menos ruim da tragédia eleitoral brasileira. A urna eletrônica parece mesmo segura.

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

1 hour ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

1 hour ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

2 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

18 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

19 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

23 hours ago