A partir de uma publicação do Jornal da USP, vamos publicar 10 textos com 10 verdades para esclarecer a população sobre 10 mentiras que foram divulgadas sobre as universidades públicas pela extrema-direita e fundamentalistas religiosos nos últimos anos. A verdade #1 é sobre os benefícios a relação entre a população e a universidade.

As universidades públicas brasileiras são acusadas de gerar somente custos. Não só não é verdade, como é algo enganoso visto que a função da universidade é desenvolver conhecimento para o desenvolvimento social. Praticamente todos os medicamentos usados atualmente surgiram ou foram confirmados por meio das pesquisas em universidades públicas, assim como as inúmeras pedagogias que desenvolveram a educação.

As universidades públicas prestam uma série de serviços direto à sociedade, por meio de hospitais, museus, orquestras, teatros e outras atividades diversas de “extensão” — como são chamados esses serviços de atendimento à população.

Os Serviços de saúde da Unicamp atendem 90 municípios e beneficiam mais de 5 milhões de pessoas. Somente em 2018 foram mais de 1 milhão de consultas gratuitas e mais de 5 milhões de exames laboratoriais também gratuitos.

O Complexo Unicamp de Atendimento à Saúde é a maior referência de urgência e emergência da região metropolitana de Campinas. Ele abrange, entre outros procedimentos, transplantes, implantes, diferentes tipos de reabilitação (física, mental, auditiva, visual, etc.), banco de sangue (Hemoterapia), atenção a doenças cardiovasculares, neonatologia (berçário, atendimento à gestante e ao parto), reprodução humana e atendimento de pessoas com câncer.

A Unicamp também atua em toda a rede básica de Saúde de Campinas, nos Centros de Atenção Psicossocial de Campinas (CAPS), no Hospital Regional de Divinolândiae no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas e Região.A Unicamp também é responsável pela gestão dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), nas cidades de Santa Bárbara D’Oeste, Rio Claro, Limeira, Piracicaba, Mogi-Guaçú, São João da Boa Vista e Amparo.

Já a USP tem 4 museus e 15 coleções,que recebem quase meio milhão de visitantes por ano, e cinco hospitais públicos, entre eles o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, que em 2018 realizou quase 1,5 milhão de atendimentos e 50 mil cirurgias.

As Universidades públicas também oferece cursos gratuitos e alguns pagos, porque são geridos por fundações. Somente a USP disponibiliza 5 mil vagas para pessoas acima de 60 anos estudarem de graça na universidade.A USP também tem clínicas odontológicas

Aqui se falou apenas de alguns dos números da USP e Unicamp, mas agora pense na quantidade de benefícios à população com toda a rede de universidades públicas federais e estaduais espalhadas pelo Brasil. (Com informações do Jornal da USP e Unicamp)

Veja Verdade #2