A Unicamp colocou no ar um portal de internet para divulgar todas as informações financeiras da universidade. O Transparência da Unicamp (LINK) é um espaço que torna públicas as informações referentes à vida administrativa e acadêmica da Universidade.

(foto de tela – portal transparência unicamp)

O site traz inicialmente um vasto conjunto de dados relativos à gestão financeira e aos salários de servidores docentes e não docentes. Futuramente, as informações sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição também serão disponibilizadas, segundo informou a vice-reitora, professora Teresa Atvars. “Nosso objetivo é oferecer aos cidadãos e aos órgãos de controle uma visão muito clara sobre a Unicamp e seus procedimentos”, afirma.

O portal da Transparência Unicamp pretende deixar as informações compreensíveis aos usuários. Alguns dados vêm acompanhados por gráficos para facilitar a compreensão. “Partimos do princípio de que o Portal não deveria ser somente o repositório de uma enorme massa de dados, cuja interpretação seria difícil. Assim, optamos por explicitar as informações, como aquelas relativas à remuneração dos nossos servidores docentes e não docentes. Nesse tema específico, detalhamos como o salário é constituído, que descontos incidem sobre ele e qual é o valor líquido efetivamente recebido pelo servidor”, diz Teresa Atvars.

De acordo com a professora Milena Pavan Serafim, que também realizou o projeto, a Transparência Unicamp é mais que atender à exigência legal de garantir o direito do cidadão de ter acesso às informações das instituições públicas. Para ela, o portal constitui um instrumento que assegura aos contribuintes a possibilidade do exercício do controle social sobre essas mesmas instituições. “Isso representa mais que prestar contas, como é feito convencionalmente. É uma iniciativa que contribui para a defesa do interesse coletivo, do interesse público”, analisa a docente. (Carta Campinas com informações de divulgação)