O Museu da Imagem e do Som (MIS) e o extinto Teatro Municipal de Campinas são o mote para o artista visual e ceramista Afrânio Montemurro na realização da mostra de fotos e de uma instalação intitulada “Memória das Coisas”. Na mostra, que poderá ser vista até o dia 7 de julho, no CIS-Guanabara, o artista afirma que procura instigar por meio da arte o descaso do poder público com a preservação de importantes edificações que um dia existiram ou que ainda integram o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade.

Foto: Divulgação)

O material fotográfico consiste em 17 fotos inéditas feitas com celular que foram modificadas, num primeiro momento, com recursos do próprio aparelho e, posteriormente, com ferramentas do Photoshop. “Tirei essas fotos no Museu da Imagem e do Som justamente para documentar a falta de cuidado em preservar a memória de uma beleza singular. São paredes que, quando da sua construção, foram pintadas à maneira trompe-l’oeil, que, no entanto, por conta de sucessivas camadas de tinta, foram apagando essa memória”, diz. Trompe-l’oeil é uma técnica artística aplicada em perspectiva que cria uma ilusão ótica que faz com que formas de duas dimensões aparentem tridimensionalidade. Provém de uma expressão em língua francesa que significa “engana o olho” e é usada principalmente em pintura ou arquitetura.

Sobre a instalação, Afrânio explica que o objetivo é chamar a atenção dos visitantes para a demolição do Teatro Municipal Carlos Gomes, ocorrida em 1965. “O trabalho parte de fotos de arquivo de jornal que passaram por intervenções. São cinco banners e uma estrutura feita em papel de seda, dispostas numa proposta que sugere a forma do lustre que ficava no centro do teatro”.

O artista visual nascido em Campinas encontra nessa cidade os elementos para a criação de sua arte. Sempre ativo no cenário das artes plásticas, Afrânio participou de salões de arte contemporânea em várias cidades do país. Também apresenta em seu currículo mostras individuais em diversos espaços como MAC Campinas, MASP, CIS-Guanabara e Unicamp, além de galerias particulares.

A mostra estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e sábados e domingos das 9h às 17h. O CIS-Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

“Memória das Coisas” tem a coordenação da agente cultural do CIS-Guanabara, Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros. A exposição tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Memória das Coisas”

Período do evento: 13/06/2019 a 07/07/2019

O CIS-Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).