Aparelho ideológico do governo Bolsonaro deve atingir 6 universidades federais em breve

O programa de aparelhamento ideológico do governo Bolsonaro (PSL) na Educação e principalmente nas universidades públicas federais já pode atingir 6 instituições nos próximos dias.

(foto isa lima – ag unb)

Em três universidades, o governo de extrema-direita já fez intervenção nomeando reitores que não foram escolhidos pela comunidade acadêmica. É o caso da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Unirio e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Mas segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Federais de Ensino Superior (Andifes), três outras universidades ainda aguardam a nomeação de seus reitores: a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Cefet-RJ, e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Essas três também devem ser aparelhadas por pesquisadores simpatizantes da extrema-direita.

Na Universidade Federal de Grande Dourados, por exemplo, a nomeada como reitora foi a professora Mirlene Damázio, que não fazia da lista tríplice encaminhada ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, e nunca concorreu a processos eletivos na universidade.

Mais informações em reportagem de Ana Luiza Basilio.

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

4 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

4 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

4 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

4 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago