O programa de aparelhamento ideológico do governo Bolsonaro (PSL) na Educação e principalmente nas universidades públicas federais já pode atingir 6 instituições nos próximos dias.

(foto isa lima – ag unb)

Em três universidades, o governo de extrema-direita já fez intervenção nomeando reitores que não foram escolhidos pela comunidade acadêmica. É o caso da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Unirio e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Mas segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Federais de Ensino Superior (Andifes), três outras universidades ainda aguardam a nomeação de seus reitores: a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Cefet-RJ, e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Essas três também devem ser aparelhadas por pesquisadores simpatizantes da extrema-direita.

Na Universidade Federal de Grande Dourados, por exemplo, a nomeada como reitora foi a professora Mirlene Damázio, que não fazia da lista tríplice encaminhada ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, e nunca concorreu a processos eletivos na universidade.

Mais informações em reportagem de Ana Luiza Basilio.