Últimos dias de inscrição para estágio na Petrobras. Edital é sinistro.

.Por Giba Soares.

A Petrobrás lançou edital* para 72 vagas de estágio em 15 cidades brasileiras. No estado de São Paulo são apenas 6 vagas:

– Direito: 1 em Paulínia, 1 em São José dos Campos e 3 em Santos, sendo 1 PcD (pessoa com deficiência) e 1 PPP (pessoa preta ou parda);

– Técnico em segurança do trabalho: 1 em Guarulhos.

(imagem ilustrativa pmbh)

O candidato deverá estar cursando no mínimo o 3o período, à exceção da formação Direito em que o estudante deverá estar cursando no mínimo o 7o período.

O período de estágio é de 6 meses prorrogáveis por até 24 meses, com a carga horária de 5 horas diárias e valor da bolsa de estágio de R$1.400,00 para nível superior e R$980,00 para nível técnico.

Porém chama atenção no edital a falta de objetividade nos critérios de seleção. A prova “objetiva” será on line, estando sujeita a vários tipos de fraudes e dificultando auditorias. Ainda mais contestável é a fase seguinte do processo: a entrevista.

A ordem de classificação para a entrevista não é a da prova on line, mas de uma avaliação subjetiva de perfil com os dados passados na inscrição, como podemos ler no item 8.5: “(…) o perfil informado pelo(a) candidato(a) no formulário de inscrição será o critério preponderante para o encaminhamento dos(as) candidatos(as) para as entrevistas.(…)”, ou seja, a prova tem apenas caráter eliminatório, e a classificação pode ser facilmente direcionada.

A entrevista em si é totalmente subjetiva, abrindo as portas ao favorecimento. Chama atenção o item 9.10.4, no qual avalia “Postura profissional do(a) candidato(a) – comunicação verbal e não verbal”, afinal os tempos na Petrobrás são de “Controle de mentes e corpos” como no artigo de minha amiga Cibele Vieira (https://www.sindipetrosp.org.br/controle-de-mentes-e-corpos/).

Outras questões são também são passiveis de contestação, como a qualificação médica (que só vi ser utilizada de forma gordofóbica) ou o direito alegado em não conceder estágio a ninguém caso não gostem dos perfis.

Processos seletivos não possuem a mesma rigidez que concursos públicos, mas poderia-se encontrar critérios mais objetivos, nem que fosse a classificação da prova on line. A Petrobrás ainda é uma empresa pública!

Também é curioso observar a quantidade de vagas para advogados. O último concurso da Petrobrás foi exclusivamente para a área do direito. Nem parece uma empresa de petróleo, que demanda alto conhecimento técnico e de engenharia, mas um escritório de advocacia. Dá pra perceber que a atual gestão e a anterior estão menos preocupadas em dar manutenção, fazer ampliações e em fazer pesquisa e inovação que com atacar direitos dos trabalhadores, encontrar brechas para se desfazer do nosso patrimônio e defender os gestores por seus mal-feitos. Com tantos advogados ainda soltam editais sinistros como esse, vai ver é essa a ideia.

  • Página da empresa responsável pelo processo seletivo: http://estagio.malkarh.com.br/petrobras2019

Giba Soares é ex-petroleiro e radialista