A destruição da educação no Brasil é total, após a queda de Dilma Rousseff. A constatação foi feita em um informativo técnico da Câmara dos Deputados. Segundo o documento, divulgado pelo site Uol, o investimento em educação no Brasil caiu de R$11,3 bilhões em 2014 no governo Dilma Rousseff para uma previsão da Lei Orçamentária de apenas R$ 4,2 bilhões este ano de 2019, com o governo Bolsonaro. Uma queda de 62% em cinco anos representa uma verdadeira guerra contra o desenvolvimento social e educacional da população.

(foto divulgação com arte )

O estudo identificou que caiu o valor gasto nos três níveis de ensino: básico, técnico e superior. O levantamento foi feito com base nos orçamentos efetivamente realizados entre 2014 e 2018 e corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e com a previsão de 2019.

A execução do orçamento nestes anos esteve a cargo dos presidentes Dilma Rousseff (PT), entre 2014 e 2016, e Michel Temer (MDB), entre 2016 e 2018. Agora em 2019 é responsabilidade do governo Bolsonaro.

Nesta semana, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que cortará em 30% os recursos de todas as universidades federais do país. As universidades públicas federais são os principais centros de pesquisa científica do Brasil.

Mais informações podem ser vista aqui.