O país que tem as maiores empresas de tecnologia do mundo é também o país em que o governo investe pesado em pesquisa nas universidades. E o orçamento do governo norte-americano para as universidades tem aumentado desde 1990, de acordo com a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), com dados da Fundação Nacional de Ciência (NSF em inglês).

(imagem -jornal da usp)

Em 2017, 60% dos recursos para as universidades foram do governo Federal e dos estados norte-americanos. Já as empresas investiram apenas 6% do total. Vale ressaltar que os EUA é um dos países em que as empresas privadas mais investem em pesquisa do mundo.

O professor da USP, Otaviano Helene, tem feito estudos sobre as universidades do exterior e comparado com as brasileiras. Ele diz que a maioria dos alunos dos EUA estão em universidades públicas, diferente do Brasil.

Em artigo no Jornal da USP, Helene ressalta que “em vários países, o ensino superior privado resume-se a instituições religiosas, a ramos de instituições estrangeiras e a cursos de interesse exclusivo do setor empresarial privado. Na média mundial, a taxa de privatização é bastante parecida com a dos EUA”.

As universidades públicas americanas são em sua maioria estadual, criadas e administradas por fundações. Elas são pagas, mas na maioria inclui moradia. Elas cobram valores não muito autos para alunos do próprio estado, mas cobram valores às vezes bem mais altos para estudantes de outros estados americanos.

Na Universidade da Califórnia apenas 7% vêm de apoios privados. O orçamento conta com fundos de variadas fontes, mas os recursos estatais – sejam federais ou estaduais –  “continuam sendo fundamentais”.

2,7% do PIB norte-americano são aplicados em pesquisa, de acordo com a Unesco; o Brasil investe menos da metade: 1,3%.

A Fundação Nacional de Ciência (NSF) dos EUA relata que o governo federal investiu 118 bilhões de dólares em pesquisa só em 2017 – valor distribuído entre universidades, agências nacionais (como a Nasa) e indústria. (Jornal da USP – edição Carta Campinas)