Agrotóxico usado na soja está destruindo a produção de vinho no Rio Grande do Sul

O agrotóxico conhecido como 2,4-D está destruindo a produção de uva e de vinho no Rio Grande do Sul. A safra de uvas caiu de 80 toneladas para apenas 10 após a contaminação em apenas um dos vinhedos da região. O veneno também afetou a produção de maçã, azeitona e erva mate, segundo reportagem de Liana Melo, no site Projeto Colabora.

(foto ryan oconnell ilustrativa – cc)

Segundo Oscar Ló, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a vitivinicultura gaúcha perdeu R$ 100 milhões na safra passada.

“Incontrolável e imprevisível, devido a soma e combinação de fatores como vento e umidade do ar, o 2,4-D voa longe, muito longe. O herbicida pode percorrer até 20km de distância. Os primeiros sintomas da contaminação foram detectados no município de Jaguari, justamente onde está o parreiral de Chequim (Vitinicultor Jeferson Cherquim Guerra). Lá se vão sete anos. Pulverizado na lavoura de soja para controlar erva daninha, o 2,4-D, por ser volátil, evapora, e sai contaminando a vizinhança. A deriva do 2,4-D chegou a Bagé, Candiota, Dom Pedrito e Santana do Livramento, entre outros municípios”, anota a reportagem.

https://cartacampinas.com.br/2019/03/governo-bolsonaro-e-a-vitoria-do-lobby-da-morte-armas-agrotoxico-cigarro-e-previdencia/

Pequenos vinhedos e grandes vinícolas foram atingidos, inclusive a vinícola da marca Almadén, do grupo Miolo, e os espumantes da Chandon.

Ainda segundo a reportagem, 53 amostras foram colhidas pela Secretaria Estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul no ano passado e 90% deram resultado positivo para o 2,4-D. A maior perda, 60%, foi nas uvas brancas, como a Chardonnay, das quais se fazem os vinhos espumantes. Nas uvas escuras, que produzem o vinho tinto, o prejuízo foi de 40%.

A situação levou a uma disputa judicial entre setores do agronegócio. Veja vídeo abaixo sobre os problemas causados.

Veja reportagem integral no projeto Colabora neste link.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress