No próximo dia 11 de abril, quinta-feira, às 20h, no Teatro Castro Mendes, e, no dia 12 de abril, sexta-feira, às 13h, na Casa do Lago (Unicamp), a Orquestra Sinfônica da Unicamp convida o pianista e educador Mauricy Martin para um concerto em memória do pianista Fernando Lopes.

(Foto: Marilia Vasconcellos)

A regência será da maestrina titular da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti.

Nesse programa, o pianista convidado Mauricy Martin toca o Concerto para piano nº23 K.488, de W. A. Mozart. Também serão executadas a Sinfonia nº41 em C maior K.551, do mesmo compositor, e, abrindo o concerto, a abertura de “As Criaturas de Prometeu” (L. V. Beethoven).

Maurícy Martin é professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Hungria, Itália, Sérvia, Argentina e Paraguai. Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini e Lutero Rodrigues. Como artista convidado já ministrou Master Classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College, Western State University of Connecticut, Northwestern State University of Lousiana, Southern University, University of North Dakota; no Paraguai na Universidad Nacional de Asunción e na Escola de Música Isidor Bajic na Sérvia. Mauricy Martin é frequentemente convidado como professor e pianista em festivais no Brasil como Festival Internacional de Brasilia; Festival das Esferas (SP); Festival de Londrina; Festival da Fundação das Artes (SP); Encontro Internacional de Pianistas de Tatuí, Encontro Internacional de Pianista de Piracicaba. No exterior foi professor no Encontro Internacional de Pianistas de Mar Del Plata (Argentina); Resonant Thoughts (Itália) e na Sérvia é Diretor Artístico do Backa Palanka International Piano Festival. Em 2017, pelo trabalho realizado ao longo dos anos na formação de jovens pianistas e pela contribuição para a vida cultural de Campinas Maurícy Martin foi selecionado para tomar posse na Academia Campineira de Letras e Artes ocupando a cadeira Oscar Lorenzo Fernandez. Maurícy Martin obteve o Mestrado na famosa escola Jacobs School of Music da Indiana University e o Doutorado na Boston University onde foi discípulo do grande pianista americano Anthony di Bonaventura.

Cinthia Alireti é a regente titular e codiretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp desde 2012. Versátil, a artista realiza performances como regente e/ou cravista, mostrando-se à vontade na direção de repertório sinfônico, lírico e coral, de todos os períodos. Sob sua direção, destacam-se em 2016 as récitas da ópera O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti, e a aclamada estreia da ópera multimodal Descobertas, de Jônatas Manzolli. É idealizadora e curadora do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, criado em 2015 pela maestrina e organizado anualmente com auxílio da equipe de produção do Ciddic. É também a criadora e coordenadora do Projeto Identidade, Música e Arquitetura, que teve início em 2016 na cidade de Campinas, contando com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil e a direção da compositora Denise Garcia. O projeto combina performances de música sinfônica e música de câmara com a história dos patrimônios da cidade, explorando acústicas e espaços públicos como forma de comunicação. Como musicóloga, realiza edições críticas de óperas barrocas para o Festival della Valle d’Itria na Itália, utilizadas em apresentações ao vivo, transmissões pela RAI e registros em CDs. Trabalhou e se aperfeiçoou com grandes maestros e artistas, incluindo Mark Minkowski, Ton Koopman, Mr. John Poole, Stanley Ritchie, Roberto Paternostro, Rodolfo Fischer, Juan Pablo Isquierdo, John Nelson, Cleber Papa, Sonia Rubinsky, Gilberto Tinetti, Carmen Tellez, John Harrington, Imre Palló, Thomas Baldner, Paige Whitley-Bauguess, Elisabeth Wright. Na área de música popular, dirigiu concertos realizados em parceria com Alegre Correa, Frejat, Jota Quest, Blitz, entre outros. Sua formação inclui bacharelados em Composição Musical (Universidade de São Paulo) e Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Alvares Penteado), mestrado e doutorado em regência coral e orquestral com especialização em música antiga (Universidade de Indiana – Bloomington, EUA) e mestrado franco-alemão em musicologia (Université de Paris IV – Sorbonne, e Universität des Saarlandes, Saarbrücken).

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica da Unicamp convida: Mauricy Martin, piano

(concerto em memória ao pianista Fernando Lopes)

11 de abril, quinta-feira, 20h

Teatro Castro Mendes (Campinas)

Ingressos: R$10,00 (dez reais, inteira) e R$5,00 (cinco reais, meia entrada e comunidade Unicamp)

12 de abril, sexta-feira, 13h

Casa do Lago (Unicamp)

Entrada gratuita

Orquestra Sinfônica da Unicamp

Cinthia Alireti, regência

Mauricy Martin, piano