O Cine CPFL, que acontece no Instituto CPFL, traz uma programação diversificada nesse mês de abril como parte da Mostra Cinema e Reflexão, que tem curadoria de Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller.

O grande circo místico

Nessa quinta-feira, 4, às 19h, e no dia 11 de abril, será exibido o filme “Bergman: 100 anos”, de Jane Magnusson. O filme é uma homenagem ao diretor sueco Ingmar Bergman, realizada no ano de seu centésimo aniversário, em 2018. O cineasta é reconhecido até hoje como um dos precursores do cinema moderno, ele dirigiu e roteirizou obras clássicas como “Persona” (1966) e “Gritos e Sussurros” (1972). (Suécia, 2018, 117 min., 12 anos)

No dia 10 de abril, quarta-feira, às 19h, e no dia 25 de abril, quinta-feira, às 19h, será exibido o filme Lámen Shop, de Eric Khoo. Com Takumi Saitoh, Seiko Matsuda e Tsuyoshi Ihara. Um jovem chef de Lámen deixa sua cidade natal no Japão para embarcar em uma viagem culinária em Singapura e para descobrir a verdade sobre seu passado. (Japão/Singapura/França, 2018, 90 min., 12 anos)

Cachorros

No dia 16 de abril, terça-feira, às 19h, será exibido o filme Cachorros, de Marcela Said. Com Antonia Zegers, Alfredo Castro e Rafael Spregelburd. Mariana faz parte da elite chilena e é desprezada por seu pai e seu marido por não conseguir engravidar. Então, ela começa a se sentir atraída por seu professor de equitação, um ex-coronel suspeito de crimes contra os direitos humanos durante a ditadura. Lançada no Festival de Cannes, a obra foi premiada em San Sebastian e Munique, entre outros eventos. (Chile/França, 2017, 94 min., 14 anos)

No dia 18 de abril, quinta-feira, às 19h, acontece uma sessão debate do filme O grande circo místico, com presença do diretor Carlos Diegues. Com Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Mariana Ximenes, Vincent Cassel e Juliano Cazarré. Inspirado no poema de Jorge de Lima, o enredo se passa em meio ao universo de uma tradicional família austríaca, que é dona do grande circo Knieps. Em um improvável romance entre um aristocrata e uma acrobata, vemos o retrato dos 100 anos de existência das cinco gerações do clã à frente do espetáculo e suas histórias fantásticas. O longa-metragem foi lançado mundialmente no Festival de Cannes. (Brasil/Portugal/França, 2018, 105 min, 16 anos)

O filme também terá uma sessão de exibição no dia 24 de abril, quarta-feira, às 19h.

Todas as exibições acontecem na Sala Umuarama com entrada gratuita a partir das 18h. (Carta Campinas com informações de divulgação)