No próximo dia 12/04, sexta-feira, às 19h, no Museu da Cidade – MUCI – Fundição Lidgerwood, acontece a inauguração da exposição “O Peso da Terra”, primeira exposição individual do arquiteto e artista visual Alexandre Silveira.

A exposição reúne uma seleção de obras, nas mais diferentes linguagens, dos últimos dez anos de produção dentro das artes visuais incluindo alguns trabalhos inéditos, entre eles, o vídeo O peso da Terra, filmado durante a residência artística realizada no Chão SLZ em 2015 em São Luís do Maranhão.

Os trabalhos do artista convergem na busca de uma saída frente ao ciclo de construções e ruínas da natureza e da cultura, questionando o lugar onde estas verdades habitam, colocando em cheque regras, crenças, cânones e ritos de criação do cotidiano, na tentativa de tecer novas potencialidades de escape que muitas das vezes falham, criando e recriando um moto perpétuo que impede uma saída ou um término.

A finalização do vídeo bem como a realização da exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura e FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – 2015/2016 finalizado em 2018/2019, depois de dois anos sem o lançamento do edital e atraso na liberação da verba.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Alexandre Silveira: O Peso da Terra

Abertura: 12 de Abril de 2019, sexta-feira às 19h
Visitação: de 12 de Abril a 30 de maio de 2019
De terça a sexta, das 14h às 20h; sábado, das 10h às 14h
Museu da Cidade- MuCi (Fundição Lidgerwood)
Avenida Andrade Neves, 33 – Centro – Tel.: (19)3231-3387 – Campinas-SP
Curadoria: Samantha Moreira e Thaís Rivitti

Produção Executiva: Alexandre Silveira

Assistente de Produção Executiva e Produção: Camilla Torres

Design e Comunicação Visual: Kauê Garcia

Montagem: Camilla Torres, Alexandre Silveira, Anderson Kaltner, Frederico Cruz, Felipe Amorim (Pipoca), Kauê Garcia, Mathias Reis, João Paulo Caçador (Jão), Thiago Bortolozzo

Técnico de Áudio: Guilherme Spagiari

Iluminação: Alexandre Silveira e Camilla Torres