Pode ser vista de 30 de abril a 3 de maio, das 9h às 17h, na Prefeitura Municipal de Campinas, a exposição “Trabalhadores do Mercadão de Campinas”.

(Foto: Nilce Alves)

Através da exposição, pretende-se homenagear os trabalhadores pelo Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio.

Os trabalhadores do mercadão são pessoas como a gente, cada um com suas histórias de vida, sempre alegres, prontos a nos atender e que, muitas vezes, passam despercebidos por nós.

A fotógrafa Nilce Alves foi registrar cada personalidade do Mercado Municipal (Mercadão). Com a orientação do Professor Carlos Rincon conseguiu obter imagens que transmitem o sentimento chamado Mercadão.

“Sem eles não haveria vida no Mercadão, porque são eles que acordam cedo e vão trabalhar, abrir suas lojas, que compram os melhores produtos para nos fornecer e se preparam para nos receber”.

“A alegria deles me contagiou no dia das fotos, foi muito curioso ouvir suas histórias, como a do Senhor José Ademir que trabalha há 50 anos no Mercadão, e, por limpar muitos peixes todos os dias, já perdeu uma parte de seu dedo num acidente. Tem lojas que passaram de geração para geração, como é o caso dos trabalhadores Alexandre Mancini e Juliana Risma, em que a loja pertencia aos seus bisavós”.

“Há trabalhadores também de 6, 12, 20 anos e outros que estão com apenas três dias, porém, o que senti em todos eles foi muita gratidão, amor, dedicação, carinho, amizade pelo Mercadão e por todos que estão ali relacionados a ele”.

“Nesse projeto, oferecemos aos próprios trabalhadores a oportunidade de serem fotografados fazendo uma parte do seu serviço, para poderem ter um singelo registro de uma grande história”, destaca a fotógrafa. (Carta Campinas com informações de divulgação)