O espaço GOMA Arte e Cultura, em Barão Geraldo, recebe no dia 09 de abril (terça-feira), a partir das 19h, o pesquisador e professor doutor da Unicamp, Silvio Gallo, para uma palestra gratuita de ‘Ideologia e Subjetividade: Pensando o Contemporâneo’. O também filósofo vai apresentar o conceito dessas duas palavras, muito usadas nos discursos dos políticos de hoje, e que, muitas vezes, perdem seus significados originais. O evento marca o início do projeto ‘Conexões no GOMA’, zona de encontro que vai trazer todo mês um palestrante convidado para discussões de temas da atualidade.

A questão da ideologia está disseminada nas discussões políticas do país, e até no cotidiano dos cidadãos brasileiros. Divisões que polarizam os ânimos são provocadas pelos usos desse conceito, e o propósito do debate será mostrar com os discursos sem fundamentos se apropriam do conceito para apenas dividir a sociedade.

“Muitos têm essa impressão ruim do que é ideologia, associam a algo partidário, mas não é só isso, temos que desconstruir esse pensamento. E vamos fazer isso com Silvio Gallo, um dos maiores pesquisadores do assunto. Essa é só a primeira das grandes palestras que vamos ter nesta nova zona de encontro que é o Conexões no GOMA”, diz Francisco Flores, curador do espaço.

O evento é gratuito e não precisa de inscrições. A conversa começa às 20h, no espaço GOMA Arte e Cultura, na Avenida Santa Isabel, nº 518, em Barão Geraldo. Além disso, o evento também conta com o restaurante Azedinho Doce, Bar Fora da Curva, navaralharia, estúdio de tatuagem e brechó.

Silvio Gallo é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Departamento de Filosofia e História da Educação). É pesquisador do CNPq desde 2006. Graduado em Filosofia pela PUC-Campinas; Mestre, Doutor e Livre Docente em Filosofia da Educação pela UNICAMP. Publicou dezenas de artigos como resultado de suas pesquisas, além de quatro livros. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de filosofia francesa contemporânea e suas interfaces com a educação, estudando autores como Deleuze e Foucault, além de dedicar-se a investigações concernentes ao ensino da filosofia. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Conexões no GOMA – ‘Ideologia e Subjetividade’ com Silvio Gallo

Onde: Avenida Santa Isabel 518, Barão Geraldo, Campinas-SP

Quando: 09 de abril (terça-feira), das 19h às 21h30h

Valor: entrada gratuita

Evento: www.facebook.com/events/308381149862137/