No próximo dia 13 de abril, sábado, às 20h, acontece na Sala Umuarama, no Instituto CPFL, o espetáculo musical “O novo se formando, no piano de Amaro Freitas”.

(Foto: Divulgação)

Aos 28 anos, Amaro Freitas faz o mais difícil: descarta o uso fácil dos ritmos empolgantes de sua Recife natal (rasif, para os árabes que lá escolheram morar e é título de seu segundo cd lançado neste início de 2019 pelo selo inglês far out). Conhece tudo de maracatu, frevo, baião e coco, mas estas matrizes tão conhecidas são apenas substrato para um músico que restitui o piano à sua mais autêntica vocação: a de ser um instrumento de percussão. Diante de nós o novo toma forma.

A apresentação musical faz parte do módulo:  A beleza salvará o mundo, que tem como curadores João Marcos Coelho e Thais Lopes Nicolau.

Logo no início de seu livro “a beleza salvará o mundo”, o teórico búlgaro radicado na frança Tzvetan Todorov parte da performance musical como janela privilegiada para a beleza. Descreve assim a sensação de quem compartilha destes momentos iluminados: “no decorrer de alguns segundos, toda a sala se congela e retém a respiração. Todos somos suspensos pelos gestos lentos dos músicos e absorvemos os sons puros um a um, à medida que escapam dos instrumentos. Todos temos a consciência de participar, neste exato momento, de um evento excepcional, de uma experiência inesquecível.” Esta é a inspiração para essa série inédita do programa Música Contemporânea.

Programa:

Lamento sertanejo  – Dominguinhos

Dona eni – Amaro Freitas

Malakoff – Amaro Freitas

A outra face – Amaro Freitas

Luiza – Tom Jobim

Afrocatu – Amaro Freitas

Nanã – Moacir Santos

Nascido em 1991, o recifense Amaro Freitas é graduado em produção fonográfica e trilha carreira como pianista, compositor, arranjador e diretor musical. Através da música instrumental, ocupou espaços como:  Paço do Frevo (PE) , Sesc Pompéia e Auditório Ibirapuera (SP), Usina del Arte – Buenos Aires (ARG), Casa da Música (Porto), Ronnie Scott’s ( UK ), dentre outros.

Foi vencedor do prêmio MIMO instrumental ( 2016), além disso , já se apresentou em importantes festivais de jazz, como: Buenos Aires Jazz Festival (Argentina ), Festival Conexiones (Barcelona ),  Rio das Ostras Jazz e Blues (RJ), Jurerê Jazz (SC), Jazz na Fábrica (SP), Cerrado Jazz (BSB), etc.

Amaro Freitas também participou de discos importantes, como do também pernambucano Lenine (Em Trânsito – 2018).

A entrada é gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. Vagas limitadas. (Carta Campinas com informações de divulgação)