Fraternidade e Políticas Pública

.Por Carlão do PT.

A Campanha da Fraternidade de 2019 traz um tema de extrema relevância, principalmente em tempos em que os governo federal estadual de São Paulo atuam na contramão da proposta da CNBB.

(foto divulgação gov. federal)

O Texto Base mostra a importância das políticas compensatórias e de distribuição de renda e que estas são fundamentais para o próprio funcionamento do sistema.

Para a CNBB “as políticas públicas tratam de melhorar o desempenho econômico e assegurar a própria coesão legitimadora no interior das sociedades capitalistas. Isso por que, sem a continuidade do crescimento econômico e do consentimento legitimador da maioria expressiva da população, proporcionado pelas Políticas Públicas, a preservação da sociedade tende a ser comprometida”.

No Brasil, mostra o documento, a população com rendimento mensal de até dois salários mínimos, tem até 48% de sua renda comprometida com pagamentos de impostos, enquanto os que recebem mais de 30 salários tem apenas 26% de seu rendimento comprometidos com tributos.

Além disso a aplicação das políticas públicas acaba por favorecer os mais ricos. “A presença de despesas que favorecem os mais ricos compromete a eficiência das Políticas Públicas. Isso ocorre no Brasil porque os lucros e patrimônios contribuem com somente 9,4% de toda a arrecadação tributária”.

A maior parte dos impostos taxas e contribuições vem do consumo e dos salários. Por outro lado, na composição das despesas públicas, percebe-se que a segunda maior fonte de gasto do poder público provem do pagamento de juros da dívida pública.

O documento chama a atenção para o fato de que não resolver esses problemas é uma escolha política e social. Assim para alterar esse quadro é necessário intensa participação, organização e mobilização, principalmente dos mais pobres.

Por meio das reflexões propostas pela Campanha da Fraternidade 2019 possamos tensionar para que os poderes públicos constituídos possam cumprir a tarefa de diminuir as desigualdades com a ampliação de políticas públicas e não com sua diminuição com tem apontado os governos Federal e do Estado de São Paulo.
Sem política púbica não há justiça social.

Vereador Carlao do PT

Carlão do PT é vereador e presidente da Comissão de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Campinas