O Carnaval 2019 já começa a ocupar as ruas da cidade neste fim de semana. Em Campinas, 44 blocos sairão às ruas até o dia 5 de março, em que comunidades e coletivos mostrarão o trabalho de um ano inteiro para levar à população alegria e cultura.
Neste sábado, 16 de fevereiro, o Grêmio Carnavalesco e Cultural Bloco Jajá abre os festejos no Parque Prado. No domingo, 17, será a vez do Carna São Fernando animar a região de São Fernando, e o bloco Meu Santo é Pop, o centro da cidade.
Na sexta, 22, a Praça Carlos Gomes entra na folia com o Cordão do Félix. No sábado, 23, a City Banda, o maior bloco da região, arrasta multidão em torno da Praça Arautos da Paz, no Taquaral, enquanto que no distrito de Sousas, Unidos do Candinho mostra sua evolução. No mesmo dia, a capoeira é o destaque do Carnafro na Praça Rui Barbosa, no Centro; o Balaio das Águas movimenta a Vila Padre Manoel da Nóbrega.
Ainda no sábado, 23, o folião pode brincar no Bloco Parque Itália; no Samba na Feira, no bairro São Bernardo; e na Praça do Coco, com o bloco do Terreiro Unidos do Axé.
No domingo, 24, mais seis grupos comandam a animação: Samba na Feira, no São Bernardo; Lindi Rockers na Rua, na Concha Acústica; Bloco na Surdina – Os Marcheiros, no Cambuí; Vem Quem Quer na União da Vila, na Vila União; Nem Sangue nem Areia, na Vila Industrial e Sacode Interior, na Estação Cultura. Também no domingo, é a vez do Bloco do Bob sair no Cambuí. A folia recomeça a partir de sexta, 3, e prossegue até terça, 5.
A organização dos desfiles é intermediada pela Secretaria de Cultura de Campinas. Para todos os blocos cadastrados oficialmente, a Prefeitura fornecerá suporte institucional aos desfiles.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar cuidarão da segurança pública. O monitoramento do trânsito e fechamento de ruas terá atuação da Emdec. Equipes de saúde do Samu estarão atentas para qualquer emergência.
A Setec (Serviços Técnicos Gerais) cuidará da fiscalização e regulamentação dos ambulantes e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, dos pedidos para liberação de horários especiais de funcionamento do comércio nesse período. A Secretaria de Serviços Públicos atuará com equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ).
A programação completa do Carnaval 2019 com as datas e os trajetos dos blocos pode ser vista AQUI.
(Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…