.Por Regis Mesquita.

Emmanuel Macron é o presidente da França. Ele e sua esposa gastam 5.200 euros por mês em cabelos e maquiagem. Obviamente, às custas do contribuinte francês. (1)

Trump, Macron, Bolsonaro e Macri são muito iguais em suas políticas fiscais.
Trump, Macron, Bolsonaro e Macri

Mas, antes ele já tinha tomado uma decisão: diminuir os impostos sobre a riqueza dos multimilionários. Por exemplo: iates, cavalos de corridas e outros não estão incluídos nos cálculos destes impostos.

Em compensação: cortou o incentivo habitacional para as pessoas mais pobres.

Esta tem sido a tônica em boa parte dos países do mundo. Diminuir os impostos dos muito ricos e dizer que a população será beneficiada.

Por vários motivos, além do dito acima, a população da França está se revoltando em pagar mais impostos sobre os combustíveis.

Argentina: a imprensa brasileira está se esforçando muito para esconder o que está acontecendo neste país. O presidente Macri assumiu com a missão de colocar a “casa em ordem”. Colocou sim: está em ordem para que banqueiros ganhem rios de dinheiro (2).

A receita é a mesma: diminuiu impostos dos mais ricos da sociedade e diminuiu recursos para os mais simples. A classe média, que costuma apoiar estas políticas, acabou de ganhar mais um presente do presidente de direita: um tarifaço.

“O Governo de Maurício Macri, seguindo as ordens do Fundo Monetário Internacional, anunciou, para 2019, aumentos cavalares nas tarifas de serviços públicos: 55%, em média, na conta de luz, 40% no transporte público e 35% no gás.” (3)

É o tarifaço que teremos no Brasil depois de venderem a “preço de banana” a Eletrobras e suas controladas.

E o presidente Trump?

O Trumpizinho vai retirar as tropas da Síria. Disse no Twitter que ganhou a guerra. Piada! O Irã está cada vez mais forte na região, o presidente Sírio mantém-se no poder (mais forte do que nunca), a Rússia “ganhou” um campo de batalha para testar seus novos equipamentos militares.

Nada pior para o presidente dos EUA, que apostou tudo na guerra. Aumentou brutalmente as verbas para as forças armadas americanas, reduziu impostos principalmente para os mais ricos e está lutando para acabar com o programa de saúde do Obama.

Preste atenção! É tudo igual.

Segundo o site Business Insider (4) as forças armadas do EUA torram U$647 bilhões por ano. A Rússia ocupa o posto de segunda forças armadas do mundo com um “modesto” U$47 bilhões. A Rússia foi a principal vencedora da guerra da Síria, é bom lembrar.

E o Brasil?

Com um gasto de U$29,3 bilhões por ano o Brasil mostra para o planeta como desperdiçar muito dinheiro.

Faça as contas: com mais de 60% do orçamento militar da Rússia, os militares brasileiros dizem que não conseguem nem treinar direito as tropas.

Para onde vai todo este dinheiro?

A Rússia desenvolveu caças de última geração e dezenas de outras inovações tecnológicas. E o Brasil não consegue vigiar suas fronteiras…

O que esperar do presidente Bolsonaro?

Exatamente o mesmo.

A única diferença vai ser o show. Por exemplo: o presidente vai combater o marxismo dentro das escolas. Ele quer escolas com MUITA POLÍTICA. A política dele, é claro.

Além de transformar as escolas em palanque político, o que ele vai fazer?

Um dos seus primeiros atos foi retirar R$8,00 do aumento do salário mínimo. O que prejudica principalmente aposentados idosos. Outro ato foi reforçar que vai apoiar a anistia de 17 bilhões em dívidas do agronegócio (o agronegócio não é um show de modernidade e eficiência? Porque precisa de anistia de dívidas?)

Observe que o que existe de comum nestas pessoas é a maldade. A ausência de compaixão e, portanto, de equilíbrio. Por exemplo: a sustentabilidade é vista como uma barreira ao desenvolvimento. Ela atrapalha e, por isto, as leis que preveem regras mais equilibradas para o desenvolvimento devem ser exterminadas.

Pessoas narcisistas-consumistas são intolerantes. Sejam ricas ou pobres, se sentem SEMPRE como vítimas, injustiçadas e prejudicadas. Esta é a desculpa perfeita que gera maldades, mentiras e enganações.

Pessoas assim estão sempre insatisfeitas. Pessoas poderosas insatisfeitas perdem rapidamente seus limites.

O governo Bolsonaro será assim: pessoas poderosas sem limites e sem compaixão. Passarão quatro anos inventando desculpas e enganações para disfarçar minimamente estas maldades.

(1) https://www.telegraph.co.uk/news/2018/07/27/emmanuel-brigitte-macrons-hair-make-up-costs-5200-month-report/

(2) https://jornalggn.com.br/noticia/desesperado-macri-adota-a-maior-taxa-de-juros-do-mundo-na-argentina

(3) http://www.tijolaco.net/blog/neoliberais-argentinos-anunciam-tarifaco-luz-gas-e-transportes-disparam/

(4) https://www.businessinsider.com/most-powerful-militaries-in-the-world-ranked-2018-11

Regis Mesquita é o autor do Blog Psicologia Racional e da coluna “Comportamento Humano” aqui no site Carta Campinas