(foto: divulgação embrapa)

Os dejetos da produção de suínos vão ser transformados em biogás para veículos. A Embrapa inaugurou uma Produção de Biometano em Concórdia, Santa Catarina. O gás (metano) é produzido a partir dos dejetos suínos gerados nas granjas da Unidade da Embrapa e passam pela Estação de Tratamento de Dejetos Suínos – ETDS. O diferencial também está no biofiltro, que faz o processo de purificação.

Denominado de BiogásFort, o processo tecnológico de obtenção e purificação do biogás e uso do biometano, foi lançado nesta terça-feira, 30. O biogás fornecerá combustível para o veículo que atende as demandas externas da Embrapa Suínos e Aves na cidade. A tecnologia é semelhante à usada em veículos movidos a GNV.

De acordo com o pesquisador Airton Kunz, chefe de pesquisa e desenvolvimento, o biometano apresenta a vantagem de ser um combustível gerado a partir de fonte renovável, substituindo a fonte fóssil. “O Brasil assumiu metas de redução do uso de fontes fósseis. E apresentar alternativas para isso é um dos compromissos da Embrapa”, afirmou. Ainda de acordo com ele, a não emissão de metano diretamente ao ambiente reduz o efeito estufa. (Carta Campinas com informações de divulgação)