A última pesquisa Ibope parece confirmar o quadro que já vinha sendo notado há algumas semanas.

Ao que tudo indica, os eleitores do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro (PSL) vão contribuir para que Fernando Haddad (PT), seja eleito presidente da República.

Bolsonaro tem o maior índice de rejeição. Na última pesquisa Ibope está com 46%. Se subir mais 4 pontos, atingindo 50%, significa dizer que ele perderia para qualquer candidato. Até para a candidata do PSTU, Vera Lúcia, que tem cerca de 1% de intenção de voto.

Se o bolsonarismo for maior que o anti-petismo, Haddad tem grandes chances de vencer. Isso porque para evitar uma vitória petista, os eleitores de Bolsonaro terão de abandonar o amado candidato na reta final e apostar em algum com chance de derrotar o PT.

Se insistirem em Bolsonaro, a vitória do PT pode ser inevitável, principalmente por causa do alto índice de rejeição do candidato extremista. Isso sem contar o crescimento do movimento das mulheres #elenão.

Mas migrar para onde? Para tradicional PSDB de Geraldo Alckmin e Aécio Neves ou para o PDT de Ciro Gomes?

A aposta mais agradável para o eleitor de Bolsonaro seria Geraldo Alckmin (PSDB), mas ele está identificado com Aécio Neves e com o governo de Michel Temer (MDB) que apoiou intensa e profundamente. As chances de vitória de um candidato associado a Michel Temer são remotas. É um risco alto.

O difícil para o eleitor de Bolsonaro seria engolir Ciro Gomes, mas é a aposta com maior chance de vencer o PT. Ciro Gomes pode perder para Haddad no segundo turno, mas é talvez o único que tem chances reais de vencê-lo, visto que pode agregar votos da direita, do centro e até da esquerda. E ainda, votos do Nordeste.

Mas é claro que nada está definido e existe o fator Rede Globo em uma possível disputa entre Haddad e Bolsonaro.

Além disso, a migração de votos de Bolsonaro é pouco provável. Muitos eleitores de Bolsonaro são inundados por falsas informações de que Bolsonaro é líder nas pesquisas e que vence fácil. Os apoiadores de Bolsonaro são especialistas em informações deturpadas e falsas. Os perfils de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais estão repletas de informações bizarras, criando um mundo ficcional à parte.

Com o perdão do trocadilho infame, as fake news pode se virar contra o próprio fakeceiro. (Susiana Drapeau)