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Pesquisa do BID mostra que quase ninguém quer ser professor no Brasil

O estudo ‘Profissão Professor na América Latina – Por que a docência perdeu prestígio e como recuperá-lo?’, divulgado hoje (27) pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra o Brasil em um projeto suicida, que desvaloriza a profissão de professor.

Apenas 5% dos jovens de 15 desejam ser professores de educação básica. Um dos maiores ataques à educação foi feita após o golpe parlamentar de 2015, quando o governo Temer aprovou o congelamento dos investimentos em educação por 20 anos

Já em países onde a profissão é mais valorizada, o interesse tende a ser maior, como na Coreia do Sul, onde 25% dos jovens têm a intenção de lecionar, e na Espanha, onde o índice chega a quase 20%.

Entre as razões para o desinteresse para atuar na educação básica estão, segundo a pesquisa, os baixos salários. “Mesmo nos últimos anos, após uma década de incrementos nos salários dos professores, eles continuam a ganhar consideravelmente menos do que outros profissionais”, enfatiza o texto.

A partir dos dados das pesquisas domiciliares, o estudo do BID mostra que os educadores ganham cerca da metade da remuneração de profissionais com formação equivalente. No Equador, a diferença é menor, mas os professores ainda recebem 77% da remuneração de outras áreas. No México, os vencimentos dos trabalhadores da educação é de 83% dos de outros ramos.

Além da questão financeira, o estudo aponta para as condições de trabalho como razão do desinteresse dos jovens pela docência. “Muitas vezes a infraestrutura das escolas latino-americanas é deficiente em relação a equipamentos e laboratórios e até mesmo em termos de serviços básicos”, ressalta o documento.

O estudo menciona as informações levantadas pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação em 2013 sobre escolas de 15 países latino-americanos, incluindo o Brasil. Na ocasião, foi constatado que 20% dos estabelecimentos de ensino não tinham banheiros adequados, 54% não tinham sala para os professores e 74% não contavam com laboratório de ciências. (Agência Brasil e Carta Campinas)

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