Em São Paulo – Em inglês, aquilo que não é domesticado recebe o nome de feral. Esse foi o ponto de partida da pesquisa do Núcleo Improvisação em Contato para URBAN FERAL, espetáculo que estreia no dia 2 de março, na Galeria Olido. O espetáculo, que integra o projeto Estado Avesso aprovado pelo 21º Edital de Fomento à Dança na cidade de São Paulo, tem a direção geral de Ricardo Neves, concepção e dramaturgia de Nita Little, uma das principais precursoras do contato improvisação nos EUA na década de 70.

URBAN FERAL é uma partitura encadeada de pequenas estruturas para improvisar. Resulta de um processo de pesquisa e imersão investigativa sobre a natureza da inteligência animal, nossos instintos primitivos em contraposição ao processo de domesticação e aculturação que os seres humanos vivem nos grandes centros urbanos.

“Relações de poder, opressor e oprimido, o homem e a mulher, o homem e o animal dentro de um espetáculo com um clima noir, que nos remete às décadas de 40 e 50, utilizando-se da técnica de dança fundamentada no Contato Improvisação, ferramenta de trabalho do Núcleo. Trabalhamos muito também a questão da quedas; como cair e se recuperar”, diz Ricardo Neves.

Nita Little, coreógrafa e performer norte-americana, foi a responsável pela espinha dorsal do espetáculo, que, numa parceria com Ricardo Neves, diretor da companhia, ofereceram aos intérpretes criadores elementos essenciais para a concepção da obra.

Sandra Ximenez responde pela paisagem sonora, utilizando-se da tecnologia para texturizar o sensorial numa fusão de sons eletrônicos com orgânicos. José Silveira, que responde pela ambientação cênica, climatiza o espetáculo numa ambientação quase cinematográfica. David Schumaker, artista visual dos mais renomados, assina o figurino, unindo os elementos da criação à sua forte tendência à mitologia.

O NIC – Núcleo Improvisação em Contato é um coletivo de artistas criado em 2011, interessados na pesquisa e no aprofundamento de uma vertente da dança contemporânea, o Contato Improvisação. Partindo da fisicalidade e de questões específicas que emergem dos laboratórios práticos e reflexivos, o Núcleo desenvolve ainda ações de formação e difusão como a organização de Cursos, Oficinas, Jams/Encontros abertos de improvisação, com diferentes temáticas. Sob a direção e orientação de Ricardo Neves, acumula em seu repertório diversos experimentos cênicos além de obras coreográficas, dentre as quais destacamos: “Em busca do peso perdido” e “Relation X”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

URBAN FERAL
Apresentações de 2 a 11 de março, sextas e sábados, às 20 horas, e domingos, às 19 horas, na Galeria Olido (Sala Paissandu).
Direção Geral: Ricardo Neves. Concepção e Dramaturgia: Nita Little. Núcleo Artístico: Ricardo Neves, Cristiano Karnas, Dresler Aguilera, Felipe Cirilo, Marília Persoli, OTilia Françoso e Ricardo Silva. Preparação Corporal: Ricardo Neves e Sensei Igor Koga. Designer de luz e Cenografia: José Silveira. Paisagem Sonora: Sandra Ximenez. Figurino: David Schumaker. Captação de Imagens e Vídeo maker: Silvia Carderelli-Gronau. Registro fotográfico: Fabio Minagawa. Registro em vídeo: Daniel Lins de Carvalho. Direção de Produção: Solange Borelli – Radar Cultural – Gestão e Projetos.
Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Ingressos: Gratuitos (retirada uma hora antes do início do espetáculo).
Galeria Olido – Avenida São João, 473. Centro. Telefone: 11 3331-8399. Capacidade Sala Paissandu – 136 lugares.