As Caixeirosas

Com o lema “Carnaval de rua é bloco, é gente, é alegria”, o Carnaval de rua do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, chega a mais uma edição em 2018.

Veja abaixo a programação completa do Circuito do Carnaval de Rua de Barão Geraldo com informações sobre todos os blocos que prometem fazer a alegria dos foliões.

09/02/2018 – sexta-feira
Horário: 23h (09/02) às 06h (10/02)

BERRA VACA

Berra Vaca é um bloco carnavalesco tradicional criado por moradores de Barão Geraldo que existe desde 1999 e sai às ruas desde 2000, é composto e mantido por voluntários de diversas áreas de atuação e resgata um pouco da leveza dos carnavais.

A origem do nome surgiu por alusão à lenda mais popular do distrito, a história do “Boi Falô”. Nasceu de forma bem descontraída, e no início atraia a participação de moradores e pessoas ligadas de alguma forma com o distrito. Nos últimos anos tem contado com a integração do público de outras partes de Campinas e mesmo de outras cidades da região. Ao longo dos anos, o grupo que iniciou o projeto foi agregando profissionais de várias formações ligados ao reduto cultural que se formou o distrito, como atores, músicos, engenheiros, psicólogos, advogados, médicos, professores, jornalistas etc. Todos unidos para resgatar composições brasileiras do passado bem como trazer novas contribuições para a festa popular. Hoje é considerado um dos mais importantes e tradicionais blocos de rua de Barão Geraldo.

Toda essa atividade vem sendo feita de forma voluntária e colaborativa pela comunidade. As fantasias, enfeites, sonorização, instrumentos, tudo advém da colaboração e doação de seus membros, moradores e simpatizantes

O bloco homenageará a cantora Rita Lee e o Mestre da Cultura popular Tião Carvalho.

Trajeto: Rua Júlia Leite de Barros esquina com a Rua Eduardo Modesto (Praça Sibipiruna)
Av. Sta. Isabel; Rua Lucinda Carvalho Marquês; Rua Vitorino Ferrari; Av. Sta. Isabel; Rua Júlia Leite de Barros ; “Praça Sibipiruna” (Rua JúliaLeite de Barros, esquina com a Rua Eduardo Modesto).

As Caixeirosas

10/03/2018 – sábado
Horário: 14h às 19h

MATINÊ INFANTIL DAS CAIXEIROSAS

O Bloco esse ano se apresentará em um novo local, a “ Praça do Alzirão”. As Caixeirosas é um Bloco Tradicional de rua de Barão Geraldo (Campinas/SP) fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto aos grupos de Campinas “Caixeiras da Guia” e “Caixeiras das Nascentes”; com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais.

O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos Carnavais: a rua e o salão. O primeiro é um CORTEJO com os foliões e as boneconas acompanhadas de uma marchinha criada especialmente para elas, o segundo é a BRINCADEIRA NO SALÃO enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas boneconas e a Banda das “Caixeirosas” que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais.

Com estas duas opções, o grupo reafirma sua proposta de manter a tradição dos antigos carnavais.

Este ano, o bloco homenageará a boneca “Maria Fuxiqueira” que completa 12 anos junto com o Bloco. O Bloco conta com 9 boneconas que garantem a alegria: Caixeirosa, Maricota com seu Zé Belêu, Rosalinda, Belêlinda, Nina, Aurelinda, Maria Fuá e Jureminha .

Cristina atua como Arte educadora e Pesquisadora de Manifestações Populares Brasileiras desde 1986, trabalhando em diversas escolas e instituições, observou que as crianças estavam cada vez mais carentes de espaços para vivenciar manifestações populares e que o Carnaval seria uma ótima oportunidade para isto. Nos espaços em que passou sempre buscou o resgate junto as crianças das manifestações e de seus valores humanos, tais como: colaboração, respeito, não violência, união, dentre outros; até que veio a ideia de ampliar para a rua as atividades criando um Bloco Carnavalesco.

Concentração: Praça Durval Pattaro. Trajeto: ruas Antônio Pierozi, Angelo Vicentim, Modesto Fernandes e Francisco de Barros Filho – Barão Geraldo

Bloco Matuá

10/03/2018 – sábado
Horário: das 18h às 21h

BLOCO MATUÁ

Inspirado no universo dos pífanos depois de temas como seres da natureza, palhaços, seres do futuro, cangaceiros, o Bloco Matuá virá com seus pífanos e seu forró trazendo “ Deuses Míticos” em cortejo pelas ruas de Barão Geraldo.

O Bloco é formado por iniciativa dos integrantes do Grupo de Pífanos Flautins Matuá que atua em criações inspiradas na cultura popular brasileira. Em suas apresentações unem elementos como música, dança e brincadeiras. As músicas são todas instrumentais do repertório de pífanos, passando pelo baião, xote, coco, arrasta pé, cavalo marinho, frevo entre outros.

Trajeto: Rua Raul de Souza – Praça Américo Ferreira de Camargo (Praça da Vila São João); Rua José Martins Praça José Barbuti (Praça do Coco)

10/02/2018 – sábado
Horário: 22h (10/02) às 06h (11/02)

JEGUEGERSO

O BLOCO JEGUEGERSO é apenas outra maneira, que uma galera, a qual ja se reune e se curte ao longo do tempo e de outros carnavais, encontrou para compartilhar um pouco mais de sua alegria e amizade.

O nome do bloco, não teve sua origem em nenhuma historia especifica ou marcante, mas apenas pelo simples fato da figura folclorica de um JEGUE, ter contagiado a maioria dessas pessoas, que prontamente se identificaram como JEGUEIROS.

O bloco JEGUERSO, vem as ruas com o intuito de manter a tradição dos carnavais através de suas marchinhas, paródias e composições autorais.

Trajeto: Concentração: Rua José Martins (Praça do Coco – alturada Rua Profa. Zélia Seixas de Siqueira); Rua Francisco Andreo Aledo; na Rua Jerônimo Páttaro; Rua Josepha Antonia Maria Picellia (EE Barão Geraldo de Rezende); Rua José Martins até a esquina com a Rua Profa. Zélia Seixas de Siqueira

11/02/2018 – domingo
Horário: 14h às 19h

MATINÊ DO ZÉ COQUINHO
Matinê que acontece na Praça do Coco.
Trajeto Praça José Barbuti (Praça do Coco)

União Altaneira

11/02/2018- domingo
Horário: 17h (11/02) às 02h (12/02)

UNIÃO ALTANEIRA

O Bloco União Altaneira, tradicional do carnaval de Barão Geraldo, é formado por diferentes grupos culturais mescla elementos de diversas manifestações carnavalescas e da cultura popular, embalado com muito samba e ritmo.

O Bloco União Altaneira é uma união da Bateria Pública, Bateria Alcalina, agregamos à batucada uma ala de dança – Maré Altaneira – ala musical e de compositores, além de trabalhos artísticos visuais: bonecões gigantes, alegorias, indumentárias, iluminação e efeitos especiais. E como todo ano, o casal chamado carinhosamente pelos integrantes de Pai e Mãe do Bloco, Edna e Djalma, também desfilam. O bloco mescla elementos de diversas manifestações carnavalescas e da cultura popular, embalando com muito samba, ritmos afro-brasileiros e alegria seus seguidores.

Esse ano o bloco traz a temática Baile Altanejro” abraçando a diversidade de musical, de ritmos e fantasias. E pretende influenciar e distribuir alegria ressaltando a diversidade de ritmos que é a proposta da Bateria Alcalina a base do bloco.

A proposta é inovadora porque presume o desfile como um “baile” onde se toca e se dança diversos ritmos desde samba, samba reggae, afoxé maculelê, “fazer passinho”, funk, Black, charme, etc .

A maré altaneira cobrirá a avenida Santa Isabel com muita alegria, o bloco traz para a avenida, 6 novas composições de seus integrantes.O “SAMBA ENREDO 2018 (Carla Vizeu, Daniel Bueno e Samuel Bussunda), o “Baile do Asfalto” um samba- reggae composto por Magué e Maíra Guedes);o “Côco Altaneiro Descendo a Ladeira”, de Daniel Carezzato; “Fé” – Um samba de Franco Galvão e Alberto dos Santos para a mestre Marina Tenório) e “Acho é poco!” de autoria de Sheilinha Pimentinha & Leandrão Safadão.

Endereço da concentração:
Avenida Santa Isabel – altura do nº 1600. (Em Frente à Moradia dos Estudantes)
Itinerário: Avenida Santa Isabel, do nº 1600 até o nº 200, aproximadamente.
Endereço da dispersão:
Avenida Santa Isabel, nº 200. (Em Frente à EE Barão Geraldo de Rezende)

Cupinzeiro

12/02/2018 – segunda-feira
Horário: 16h (12/02) às 00h (13/02)

CUPINZEIRO

O BLOCO DO CUPINZEIRO surgiu em 2002 e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas. Há onze anos o Bloco desfila pelas ruas de Barão Geraldo reunindo jovens, crianças e adultos para cantar e brincar o carnaval.
Mantendo a tradição dos blocos de rua a bateria do Cupinzeiro que conta com 52 integrantes desfila com um samba mais lento, diferente das escolas de samba, e a cada ano apresenta um tema diferente.
Para este ano, 2018, o Bloco traz homenagem aos Kariri-Xocós e ao seu direito à terra, liberdade e aos rios que correm em suas terras. Completando 15 anos, o Cupinzeiro, neste ano, traz a linda composição de Edu de Maria.

Além do carnaval, o Bloco já se apresentou com o LUME Teatro de Campinas no espetáculo “Sonho de Ícaro”; na primeira edição do “Perchcarnival” espetáculo internacional que reúne artistas do Brasil, Escócia e Austrália; participou de apresentações na abertura do FEVERESTIVAL, festival internacional de teatro de Campinas; integrou o projeto “Dança da Chuva” da Cooperativa Paulista de Teatro em Campinas; Se apresentou no SESC Campinas, na Casa São Jorge, na Escola do Sítio e na Fábrica Ocupada Flaskô.

Letra do Samba: Edu de Maria

Corre em chão Kariri
Águas de Opará
Leito de estrelas, vou seguir
Força pra retomar

Irrompe na correnteza
Braços de quilombolas
Brota a pureza, Rio Mar
Força pra Salubá

Guardião do rio sou eu
Kariri-Xocó cantou na mata
Guardião do rio sou eu
Tambor quilombola também fala

Com doce encanto
Faz carícia em pedra em rocha
Corre seu pranto
Nasce em mina de Odoiá

Traz seu espelho
Guarda o céu no seu remanso
Faz um balanço
Quando o vento vem brincar

Desce corrente
Leva a dor, desfaz quebranto
Acende a prata
Quando a lua vem brilhar

Faz acalanto
Lava a alma agrada a terra
Desce da serra
Faz a vida festejar

Navega o coração dos homens
Nutre a terra do sertão,
Mais que fronteira Opará é compaixão
Mais que fronteira todo rio é união
Agua corrente é puro amor
Caminho aberto corre solto soberano
Quem nasce rio um dia morre oceano
Do oceano vai nascer de novo o amor

Opará me acolhe em suas águas
Opará oferece mansidão
Rio mar me guia na jornada
Velho Chico transborda o coração

Trajeto: Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco); Avenida Modesto Fernandes; Avenida Santa Isabel; Rua Agostinho Páttaro; Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco) – Barão Geraldo

13/02/2018 – terça-feira
Horário: 14h às 19h

MATINÊ DO ZÉ COQUINHO

Trajeto: Praça José Barbuti (Praça do Coco)

13/02/2018 – terça-feira para quarta-feira
Horário: 23h (13/02) às 05h (01/03)

BERRA VACA

Trajeto: Rua Júlia Leite de Barros esquina com a Rua Eduardo Modesto (Praça Sibipiruna); Av. Sta. Isabel; Rua Lucinda Carvalho Marquês; Rua Vitorino Ferrari; Av. Sta. Isabel; Rua Júlia Leite de Barros ; “Praça Sibipiruna” (Rua Júlia Leite de Barros, esquina com a Rua Eduardo Modesto).