Nesse mês de outubro, o ciclo “Aula de Cinema” que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa, exibe alguns clássicos do horror.

Entre eles, estão a adaptação de Stanley Kubrick para o romance homônimo de Stephen King, “O Iluminado”, e a primeira aparição na tela grande do Zé do Caixão em “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”.

A programação do ciclo “Aula de Cinema Especial Terror” começa no próximo sábado, 7, às 19h30, com a exibição de “Prelúdio para matar”, de Dario Argento. No filme, uma testemunha de um assassinato se une a uma repórter para encontrar o criminoso. Enquanto isso, ocorrem mais crimes e eles percebem que, na verdade, é o assassino que está lhes acompanhando. (Itália, 1975. Colorido, 126 min).

Na sexta-feira, 20, 19h30, será exibido o filme “À meia-noite levarei sua alma”, com direção de José Mojica Marins. O sádico e cruel coveiro Zé do Caixão pretende gerar um filho perfeito para dar continuidade ao seu sangue. Mas sua mulher não consegue engravidar e ele acaba violentando a mulher do seu melhor amigo. A moça violentada pelo coveiro quer se suicidar para regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão. (Brasil, 1964. Preto e Branco, 81 min).

O ciclo termina com “O Iluminado”, de Stanley Kubrick, no dia 28, sábado, às 19h30. Neste que é considerado um dos maiores clássicos do terror, Jack é um escritor desempregado (Jack Nicholson) que vai trabalhar como caseiro em um hotel isolado que fica fechado durante o inverno. O homem leva junto sua mulher (Shelley Duval) e o filho Danny (Danny Lloyd), um garoto sensitivo que começa a apresentar poderes. Aos poucos, Jack começa a enlouquecer devido ao isolamento, transformando-se em perigo real para a família neste estranho hotel assombrado. (EUA, 1980. Colorido, 146 min).

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800
Programação sujeita a alterações
Entrada gratuita (40 lugares)