Mariana Conti, do PSOL, foi a única a votar contra a criação de 99 cargos para os vereadores

Em uma estratégia que se tornou comum na gestão do presidente Rafa Zimbaldi (PP), a Câmara de Campinas fez duas reuniões extraordinárias, rápidas, e na sequência para aprovar projeto que criou 99 cargos de indicação política para servir os vereadores. Cada vereador terá agora 7 funcionários à disposição para poder se reeleger infinitamente.

Apenas a vereadora Mariana Conti, do PSOL, votou contra o aumento dos cargos por indicação política. A aprovação teve 27 votos a favor e 5  vereadores não estavam presente. A Câmara também deverá chamar para compor o quadro de servidores, até 2018, mais 42 pessoas que passaram em concurso público realizado em 2014.

Diferente do funcionário concursado, os assessores por indicação política são fundamentais para que o vereador se mantenha no poder e consiga a reeleição.

Ao todo são agora mais de 200 cargos com indicação política na Câmara. Eles ficam 4 anos atuando em favor do vereador, custeados por cerca de R$ 1 milhão por mês em recursos públicos. Ao final de 4 anos de mandato, a população terá pago cerca de R$ 50 milhões com cargos que facilitam a reeleição dos vereadores e distorce o processo eleitoral.

Quanto mais assessores os vereadores têm, maior a chance de práticas de clientelismo político junto à população, facilitando a manutenção no poder e estabelecendo uma disputa desigual como outros candidatos na época das eleições. A situação não é exclusiva de Campinas, grande quantidade de assessores e recursos disponíveis dificultam a renovação do poder legislativo em todo o Brasil.

Recent Posts

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

34 minutes ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

1 hour ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

2 hours ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

2 hours ago

Em show com voz e violão, Edson Denizard garimpa canções da terra em ‘Ouro de Minas’

(foto cristiano barbosa - divulgação) O show "O Ouro de Minas", com o músico Edson…

3 hours ago

Aumento de contratações de docentes temporários é tendência na Educação Básica do Brasil

(imagem ilustrativa - arquivo ag brasil) Aumento gradativo de docentes temporários confirma tendência política nas…

14 hours ago