Em uma estratégia que se tornou comum na gestão do presidente Rafa Zimbaldi (PP), a Câmara de Campinas fez duas reuniões extraordinárias, rápidas, e na sequência para aprovar projeto que criou 99 cargos de indicação política para servir os vereadores. Cada vereador terá agora 7 funcionários à disposição para poder se reeleger infinitamente.

Apenas a vereadora Mariana Conti, do PSOL, votou contra o aumento dos cargos por indicação política. A aprovação teve 27 votos a favor e 5  vereadores não estavam presente. A Câmara também deverá chamar para compor o quadro de servidores, até 2018, mais 42 pessoas que passaram em concurso público realizado em 2014.

Diferente do funcionário concursado, os assessores por indicação política são fundamentais para que o vereador se mantenha no poder e consiga a reeleição.

Ao todo são agora mais de 200 cargos com indicação política na Câmara. Eles ficam 4 anos atuando em favor do vereador, custeados por cerca de R$ 1 milhão por mês em recursos públicos. Ao final de 4 anos de mandato, a população terá pago cerca de R$ 50 milhões com cargos que facilitam a reeleição dos vereadores e distorce o processo eleitoral.

Quanto mais assessores os vereadores têm, maior a chance de práticas de clientelismo político junto à população, facilitando a manutenção no poder e estabelecendo uma disputa desigual como outros candidatos na época das eleições. A situação não é exclusiva de Campinas, grande quantidade de assessores e recursos disponíveis dificultam a renovação do poder legislativo em todo o Brasil.