Coleta de dados mostra o sucesso inequívoco da descriminalização das drogas em Portugal

A organização internacional Transform catalogou alguns dados sobre a política de descriminalização das drogas ocorrida em Portugal em 2001. Os gráficos comprovam o sucesso absoluto da política antidroga de Portugal que não criminaliza mais as pessoas. O país se tornou um observatório para o mundo.

Portugal praticamente eliminou em 2001 todas as punições para a posse individual de drogas, exceto algumas taxas quando se é flagrado com drogas. Diziam que o uso de drogas iria disparar, mas o que ocorreu foi o contrário.

Como este gráfico abaixo mostra, o uso subiu ligeiramente em 2007 (uma tendência comum com outros países similares), mas já recaiu. Há uma tendência de queda, principalmente nos que dizem ter usado droga no último ano ou no último mês. Isso reforça o argumento de que criminalizar as pessoas é uma maneira equivocada e desumana de tentar impedir o uso de drogas.


Outro dado importante é a taxa de uso de drogas entre a população adulta (pesquisa entre 15 e 64 anos). Há também uma tendência de queda. Veja gráfico abaixo:

O mais incrível é que não foi só o consumo de drogas que diminuiu com a descriminalização controlada do governo. O número de mortes causadas pelo uso de drogas ilícitas é considerado pela Transform como um indicador-chave. Como mostra o gráfico abaixo, as mortes relacionadas às drogas diminuíram significativamente desde 2001. É importante ressaltar que esse declínio está ligado às medidas de redução de danos que acompanharam a descriminalização das drogas.

A queda fez de Portugal o segundo país com menor número de mortes relacionadas às drogas da Europa, segundo dados do Centro Europeu de Monitoramento de Drogas e publicadas pelo Independent. Veja gráfico abaixo:

Um outro benefício com a descriminalização das pessoas usuárias de drogas em Portugal está ligada à queda no número de indivíduos contaminados por HIV-AIDS. Houve uma grande queda de pessoas contaminadas após a descriminalização em 2001. Veja gráfico abaixo:

Veja mais sobre Portugal no Carta Campinas:

Após descriminalização da mulher, números de abortos diminuem em Portugal

Portugal comemora 15 anos de sucesso da política que descriminalizou as drogas

Naturalista expõe a história que permitiu o grande incêndio nas florestas de Portugal

Recent Posts

‘Cocais’ reúne canções autorais inspiradas nas paisagens e culturas brasileiras

(foto anna dias - divulgação) O espetáculo musical “Cocais”, apresentado por Ana Person e Wagner…

20 hours ago

Investigação sobre Vini Oliveira ganha novos capítulos com operação e divulgação de vídeo

(foto reprodução TV Record) Operação realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia…

21 hours ago

Governo Lula e Banco Central devem lançar a bandeira PIX em resposta aos EUA

(imagem chatgpt) O Banco Central do Brasil e o Governo Lula (PT) deveriam avançar nas…

22 hours ago

Brasil busca novos parceiros comerciais para escapar do Tariflávio dos EUA

(imagem divulgação) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (3), que o…

24 hours ago

Ato contra devastação e expansão urbana reúne entidades e moradores de Campinas

(foto verônica guimarães - divulgação) Parte da programação da Semana do Meio Ambiente, manifestação que…

2 days ago

Avança no Senado projeto da extrema direita que transforma pedófilo em papai

(imagem reprodução câmara federal) Uma proposta asquerosa da extrema direita, relatada por Damares Alves (PL),…

2 days ago