O consumo de cervejas artesanais cresce, em média, 20% ao ano e a expectativa é de que, até o final de 2017, 500 cervejarias artesanais estejam operando no país, segundo informações do Sebrae.

Cerca de 90% desses estabelecimentos estão concentrados no Sul e Sudeste, o que permite grande crescimento ainda no restante do país.

O crescimento do setor continuou, mesmo com o caos político e econômico instalado no país após o golpe parlamentar de 2106. Pelo menos 140 microcervejarias estão em sendo implantadas no país atualmente.

Um tendência que tem ajudado esse crescimento é o desejo do consumidor de apreciar produtos mais elaborados e de maior valor agregado. De olho nesse consumidor – que “bebe menos, mas quer uma bebida melhor” – as pequenas cervejarias estão crescendo e direcionando suas estratégias.

Outro motivo para o crescimento foi a inserção das microcervejarias no Super Simples a partir de 2018, uma ação que abre espaço para novos investimentos dos pequenos negócios. As cervejarias artesanais brasileiras têm, em sua maioria, uma produção ainda muito tímida: em média, cerca de 20 mil litros de cerveja por mês. (Carta Campinas com informações de divulgação)