O movimento de apoio a implantação de cotas raciais para ingresso na Unicamp terá nesta segunda-feira, 29, um festival artístico e recebeu até o apoio do ator norte-americano Danny Glover. O Festival e a mobilização acontecem na véspera da votação pela adoção de cotas pelo Consu (Conselho Universitário) da Unicamp.

O ator Danny Glover postou na rede social Facebook uma imagem (ao lado) de apoio ao movimento da Unicamp e escreveu: “O livre acesso a uma educação pública de qualidade é um direito social garantido pela Constituição Brasileira. A presença reduzida de estudantes negros e indígenas tornam necessário para haver políticas públicas que legítimo, contra os privilégios e exclusões. Por isso eu apoio quotas na Unicamp, Brasil” (tradução do próprio Facebook)

A programação do festival deste dia 29 contará com o músico Du Kiddy e Aluísio Alberto (10h, no Teatro de Arena na Unicamp); mesa-redonda “Desafio para além das cotas: racismo institucional na universidade” ( 14h, no auditório da ADunicamp-Associação de Docentes da Unicamp); roda e conversa e samba de bumbo “Raquel Trindade e Urucungos, Puitas e Quijengues: história da cultura negra na Unicamp” e também a cantoras Preta Rara e MC Linn da Quebrada (das 18h às 21h, no Teatro de Arena, na Unicamp). Programação aberta ao público.

A Unicamp, junto a USP (Universidade de São Paulo) é uma das mais importantes universidades do Brasil que não adota cotas raciais e nem um vestibular indígena. Segundo os organizadores do movimento, a história mais uma vez se repete, já que a região de Campinas resistiu à abolição da escravatura, sendo um dos últimos lugares do mundo a libertar seus escravos.