Para proteger uma grande área urbana para a especulação imobiliária, a Justiça determinou que a Polícia Militar (PM) cumprisse no último dia 28 de março uma ordem judicial de reintegração de posse contra a Ocupação Nelson Mandela, no Jardim Capivari, em Campinas.

Cerca de 600 famílias foram expulsas do local e muitas passaram a noite nas ruas da cidade com jovens e crianças. Veja aqui. A justiça não relativizou o direito à propriedade e à especulação e o sobrepôs ao direito à moradia, que era a reivindicação dos apoiadores das famílias.

Cerca de 200 famílias, das 600 jogadas nas ruas da cidade na primeira noite, conseguiram um abrigo improvisado nas mesmas condições de famílias vítimas de situações de calamidade pública como terremotos, enchentes e outros.

Essas famílias estão em um barracão improvisado em outra ocupação, a Joana D’Arc, conforme se vê no vídeo produzido pela TV Petroleiros. Nele, uma das moradoras da ocupação, Maria Luíza, conta como foi parar em um barraco na Ocupação Nelson Mandela e os momentos da desocupação. “Quando foi 3 horas da manhã, nós escutamos a primeira bomba”, conta.

A ordem para a ação foi determinada pela 1ª Vara do Foro Regional de Vila Mimosa, atendendo a pedido da Cerâmica Argite, empresa proprietária da área. Veja o vídeo da TV Petroleiro: