A Polícia Militar (PM) cumpriu hoje (28) uma ordem de reintegração de posse contra a Ocupação Mandela, no Jardim Capivari, em Campinas. Cerca de 600 famílias foram expulsas do local e muitas estão nas ruas da cidade com jovens e crianças.

A ordem para a ação foi determinada pela 1ª Vara do Foro Regional de Vila Mimosa, atendendo a pedido da Cerâmica Argite, empresa proprietária da área. No cache da CBN estava que a decisão foi do juiz Alfredo Luiz Gonçalves, mas a informação foi retirada.  Em outro texto, o nome do juiz aparece.  Mas o jornalismo de Campinas se esqueceu de checar essa informação.

Em vídeos publicados nas redes sociais, moradores da ocupação reclamaram da truculência da polícia para fazer o despejo. A Polícia Militar não tinha, até o início da tarde, informações sobre uso de armas não letais ou confrontos. De acordo com a assessoria da PM, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo deverá se manifestar sobre a operação ainda hoje.

Não há nenhum planejamento para abrigar emergencialmente os desalojados pela ação. “Não tem uma área pública para abrigar as pessoas que estão lá”, disse o secretário de Relações institucionais de Campinas, Wanderley de Almeida. A administração municipal agendou para as 10h de amanhã (29) uma reunião com a comunidade para decidir o que poderá ser feito para auxiliar as famílias. Enquanto isso, famílias dormem nas ruas.

Segundo Almeida, hoje estão sendo tratados apenas os casos mais sensíveis. “Hoje, estamos lidando com os problemas pontuais de vulnerabilidade, como os cadeirantes”, afirmou. Será feito também um novo cadastramento das famílias. “Haverá uma nova triagem, não são todos que vão estar aptos para ser enquadrados em programas habitacionais”, afirmou. (Carta Campinas com informações da Agência Brasil; fotos de Alexandre Mandl)