Carnaval no Sesc terá oficinas, vivências e shows musicais para adultos e crianças

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a programação de Carnaval do Sesc Campinas terá oficinas, vivências e shows musicais para adultos e crianças.

No dia 24, sexta-feira, a festa começa com a banda Charanga que se apresenta às 16h30 na Área de Convivência. Com um toque de humor, a banda apresenta marchinhas de carnaval tradicionais (Alalaô, Mascara Negra, Bandeira Branca, Chiquita Bacana), mescladas com músicas autorais, homenageando os imigrantes que vieram para o Brasil, como Porpeta Mia, Japa, Portuga, Buxa o Cordão e outras.

A dança invade a cena no sábado com o Jongo Crioulo de Taubaté que convida todos para uma vivência da tradição folclórica afro-brasileira através dos folguedos populares, esta ação propõe um mergulho no jongo e se divide em cinco etapas: roda de conversa com o mestre jongueiro, oficina de canto, oficina de toque, oficina de dança e apresentação de jongo com o grupo, mestre e participantes.

A programação também traz uma oficina de artes manuais que ensinará a construir maracas, um instrumento musical, com garrafas pets e sementes para brincar o Carnaval. A oficina é gratuita, mas os interessados devem fazer inscrição pelo site ou nas Unidades.

No domingo, 26, e na terça-feira, 28, é a vez da Oficina Lúdica Máscaras, que propõe a construção de adereços de carnaval com EVA, fitas, lantejoulas e brilhos, para usar durante os festejos. A atividade, que acontece na Sala de Atividades 1, é  gratuita e voltada para crianças de até 5 anos.

Também no domingo, o Grupo Encantoria traz um carnaval para todas as gerações. Com canções de grandes compositores e nomes da música popular brasileira e outras canções inspiradas nesse universo, a banda pretende agitar a tarde em vários espaços do Sesc, com início na Área de Convivência às 16h. A apresentação é gratuita.

No dia 27, segunda-feira de Carnaval, quem se apresenta em diversos espaços do SESC é o Folias Brasileiras com Bonecões da Mantiqueira. O grupo leva ao público uma viagem ao imaginário popular com danças, músicas e brincadeiras do ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil. É um retrato cênico e musical dos elementos marcantes da riqueza desta festividade nacional.

A literatura também ganha um espaço na folia com o grupo Cabeças de Livro. Os atores do grupo vão percorrer a unidade em seus mais diversos espaços com leituras públicas de diversas obras, autores e gêneros literários. Para a intervenção “Carnaval Literário”, o tema será abordado como um convite a toda gente para a audição de textos que abordem a época, autores e narrativas carnavalescas em sintonia com a literatura.

Encerrando a programação, o grupo Carregue a Pilha, uma banda de frevos e marchinhas, liderada pelo músico Caiçara, que se une aos metais da Jurufrevo Orquestra, apresenta o projeto lançado em fevereiro de 2013 no carnaval de Olinda/PE, onde artistas do cenário musical pernambucano se encontram para propagar e divulgar as marchinhas, gênero de música popular que foi predominante no carnaval dos anos 20 aos anos 60.

A programação completa com mais detalhes pode ser vista no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

2 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

3 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

3 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

4 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago